A Tropicadelia lança hoje o clipe de “Primeiramente (Não Acabou)”. A faixa, que é lançada pelo Selo Curva, com distribuição da Tratore, é o primeiro single do primeiro EP da banda, com lançamento marcado ainda para novembro. A letra do single fala sobre resiliência em tempos de obscurantismo na política e em uma parcela da sociedade. Enquanto o clipe, é um experimento social feito pela artista multimídia Flávia Baxhix, onde o público em um show da banda foi convidado a se expressar através de cartazes.
“Primeiramente (Não Acabou)” pode ser encarada como uma continuação ou como uma versão atualizada. Isso porque em 2018 a Tropicadelia lançou seu primeiro single: “Primeiramente”. “Dois anos atrás o contexto político era outro, mas o obscurantismo já avançava no país. A arte e o pensamento progressista apenas começavam a testar de forma mais profunda a sua resiliência”, explica Eduardo Martinez, baixista da banda e autor das duas músicas. Com o novo single, a banda procurou algo que dialogasse com aquele sentimento de dois anos atrás, mas que jogasse uma nova luz na ideia de resistir e ter esperanças.
O clipe foi captado no dia 16 de novembro de 2019, durante um show da banda no SESI Birigui. A já citada, Flávia Baxhix, fotografou todos os presentes que quiseram se manifestar respondendo em um cartaz o questionamento: “Primeiramente, o que te aflige? o que te preocupa? o que te incomoda?”. “Imaginávamos que haveria alguma timidez, mas de imediato uma grande e linda fila se formou! Uma força atômica se constituiu, todos colocaram toda sua resistência em cada letra escrita. Foi um expurgo da dor! Aquela noite foi inesquecível! Não foram retratos, foram renascimentos em forma de imagem!”, relembra Flávia, que também destaca que nenhum participante teve qualquer tipo de instrução ou recomendação sobre o que escrever nos cartazes
Com produção de Alexandre Soares e Fernando Kid, o single, assim como todo EP, foram gravados em fevereiro de 2020, com a banda isolada em um rancho. O material completo será lançado no final de novembro. Com a temática do trabalho seguindo o conceito do primeiro single.
Assista: