Acreditar, confiar, considerar ser… As definições para a palavra fé podem se estender e até se diversificar se observada de forma mais subjetiva. Fato é que a fé é tema não só para as religiões, mas para todas as pessoas, independente de suas crenças. Foi de uma conversa entre o cantor, compositor e produtor musical Tuler com o também cantor e compositor Luccas Simoneto que a canção “Na Fé” ganhou forma e chegou a todos os aplicativos de música na sexta-feira (29), quando é celebrada a Sexta-feira Santa. Gravado no Caminho da Fé, o clipe da canção vai ao ar na mesma data, às 18h, no YouTube de Luccas Simoneto.
Conta Tuler que a canção foi inspirada, inclusive, pelo relato da caminhada que Luccas havia feito e toda sua concepção de fé. “Eu o convidei para uma sessão de estúdio e, durante a sessão, só conseguimos gravar o violão e a guitarra, não escrevemos nada. Durante a madrugada daquele dia, fiquei pensando sobre a fé e gravei minha parte sozinho mesmo. Ele ficou muito feliz com o tema e terminou de escrever a letra seguindo essa temática”, afirma o cantor.
“Eu tento manter essa chama acesa todos os dias mediante a oração, e meditação. O mundo é repleto de maldade, medo e insegurança. A fé nos mostra e nos prova que a cada dia, temos a chance de sermos melhores, e que acreditando em nós mesmos, podemos ir além do imaginável”, acrescenta Luccas.
‘RESSIGNIFICOU’
Apesar de trazer outras temáticas para sua carreira e canções, Tuler embarcou neste assunto e também se reaproximou da própria fé no processo. “Sempre tive uma relação muito próxima com a minha fé por causa da minha mãe. Porém, no dia a dia dentro de uma cidade grande, às vezes deixamos passar despercebido toda a força que a fé tem. Essa música resgatou uma parte que havia adormecido em mim e ressignificou o valor da fé na minha vida”, diz. “Conhecer pessoas que sobrevivem da fé muda a perspectiva da vida de qualquer um. E é essa a principal mensagem deste trabalho: busque entender sua fé, não fuja desse assunto, exercite-a”, completa sobre a música que, em termos de estilo, aproxima-se de canções de bandas como “O Rappa” ou “Poesia Acústica”, no que toca a questão de um rap genuinamente brasileiro.
CAMINHO DA FÉ
Gravado do próprio celular, o clipe da canção é um registro dos oito dias em que os artistas passaram pelo trajeto do Caminho da Fé, que leva ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Pelo caminho, muitas histórias também foram colhidas e podem ser conferidas nas redes sociais do artista iniciante na caminhada. “Foi uma experiência única. O caminho te entrega muitos ensinamentos durante a caminhada, como a persistência, a humildade, o autocontrole, entre outros. As pessoas que fomos encontrando durante o trajeto nos trouxeram a certeza de que estávamos fazendo o trabalho certo”, comenta Tuler.
A parceria entre os artistas foi tão positiva que já têm juntos mais cinco canções guardadas para momentos futuros. “Trabalhar com Tuler foi pra mim um grande presente. A conexão que tivemos por meio da música, das ideias, nossos valores, e também por estarmos em direção de um mesmo propósito, com os motivos em comum. Por mais que cada um tenha a sua própria carreira individual, acredito que ainda seja só início de uma parceira que ainda vai dar muito o que falar”, destaca Luccas. “Só de estar com uma pessoa que tem fé no próprio trabalho o ambiente já fica propício para a produção de grandes obras”, finaliza Tuler.