A série documental Original Globoplay, “Vale o Escrito – A Guerra do Jogo do Bicho”, estreia na TV Globo no dia 29 de outubro e promete trazer à tona um olhar revelador sobre o submundo da contravenção no Rio de Janeiro. A produção, exibida todas as terças-feiras, oferece um mergulho profundo nas disputas internas do Jogo do Bicho, com depoimentos exclusivos de seus protagonistas, incluindo bicheiros, herdeiros e familiares. As entrevistas revelam uma rede de intrigas envolvendo fraudes, traições, prisões e até assassinatos que marcaram a história da contravenção.
A série revisita o surgimento do Jogo do Bicho, explicando sua estruturação a partir da formação da Cúpula da Contravenção na década de 1970. Esse grupo, composto pelos chefões da época, dividiu o controle dos pontos de jogo e dos territórios do estado, consolidando o poder e evitando conflitos entre as facções. Com a ascensão de uma nova geração de contraventores, essa estrutura foi desafiada, expondo rachas e colocando em xeque o domínio estabelecido há décadas.
Além de abordar a história do Jogo do Bicho, a produção traz à luz o papel social desses líderes nas comunidades onde atuam. Eles se tornaram patronos de escolas de samba, financiando atividades culturais e educacionais, e moldaram parte da vida cultural carioca. O documentário também destaca como a influência desses chefes contribuiu para a profissionalização do Carnaval, ao mesmo tempo em que examina seu papel como benfeitores sociais e chefes do crime organizado.
Outro ponto alto da série é a revisão de assassinatos que abalaram o Rio de Janeiro, conectando novos detalhes e informações que não estavam disponíveis à época dos crimes. Com a ajuda de historiadores e jornalistas, a série faz uma análise crítica do impacto social e cultural do Jogo do Bicho e dos seus líderes.
Com supervisão artística de Pedro Bial e direção de Monica Almeida, a série documental é uma produção do Conversa.doc, o Núcleo de Documentários do programa Conversa com Bial. Os diretores Fellipe Awi, Ricardo Calil e Gian Carlo Bellotti também assinam a direção, e a produção executiva é de Erick Brêtas e Mariano Boni.
A exibição de “Vale o Escrito – A Guerra do Jogo do Bicho” na TV Globo está programada para as terças-feiras, logo após “As Aventuras de José & Durval”.