Chegou hoje (15) ao Star+ o filme “Veneza”, de Miguel Falabella. O longa conta a história de Gringa (interpretada pela espanhola Carmen Maura), uma cafetina cega e obcecada pela ideia de conhecer a famosa “cidade flutuante” e reencontrar a grande paixão de sua vida nas terras e águas italianas. Ao mesmo tempo em que lidam com seus desejos e frustrações, as prostitutas do bordel buscam alguma forma de realizar o último pedido daquela que as acolheu quando mais precisaram.
Dira Paes, Eduardo Moscovis, Carol Castro, André Mattos, Caio Manhente e Danielle Winits compõem o elenco do longa-metragem, baseado na premiada peça teatral homônima do autor argentino Jorge Accame, adaptada pelo próprio Miguel Falabella para os palcos brasileiros no início dos anos 2000. Em tom de realismo fantástico, “Veneza” propõe reflexões sobre o significado de família e faz uma ode às mulheres latino-americanas, com participações também da argentina Georgina Barbarossa, da uruguaia Camila Vives e da colombiana Carolina Virgüez.
Produzido por Júlio Uchoa (Ananã Produções), coproduzido pela Globo Filmes e FM Produções e filmado em Montevidéu (Uruguai) e em Veneza (Itália), “Veneza” foi premiado com os Kikitos de melhor direção de arte (Tulé Peake) e melhor atriz coadjuvante (Carol Castro) no Festival de Gramado; recebeu quatro troféus no Los Angeles Brazilian Film Festival – melhor direção de fotografia (Gustavo Hadba), melhor ator (Eduardo Moscovis), melhor ator coadjuvante (André Mattos) e melhor atriz coadjuvante (Carol Castro), além de melhor roteiro (Miguel Falabella) no Brazilian Film Festival of Miami.
Sinopse: Reencontrar o único homem que amou é o sonho de Gringa (Carmen Maura), dona de um bordel no interior do Brasil. Mesmo cega e muito doente, ela insiste em realizar seu último desejo: ir até Veneza para pedir perdão ao amante que abandonou décadas atrás. Para levá-la à cidade italiana, Tonho (Eduardo Moscovis), Rita (Dira Paes) e as outras moças que trabalham para Gringa idealizam um fantástico plano.