No extenso catálogo do Telecine, navegar em busca do filme perfeito pode se transformar em uma jornada desafiadora. No entanto, o Caderno Pop assume o papel de guia, oferecendo uma seleção criteriosa de dez obras-primas cinematográficas para facilitar essa busca. Esta lista reúne uma variedade de títulos selecionados cuidadosamente, cada um representando uma característica distinta da sétima arte.
1 – Babilônia (2022)
No final da década de 1920, quando o cinema passa a ser falado, Babilônia segue grandes atores do cinema mudo. Em 1926, Manny, um imigrante mexicano interpretado por Diego Calva, ajuda a levar um elefante para a festa do executivo dos Kinoscope Studios e conhece a atriz Nellie LaRoy, que interpreta Margot Robbie, e a atriz Jane Thornton. Manny passa a ver outros atores em suas versões menos glamourosas durante a festa. Nellie acaba sendo contratada para substituir Thornton na Kinoscope e rapidamente começa a se tornar a nova “it girl” de Hollywood, aparecendo em vários filmes e sendo a mais amada. Manny também não é esquecido; com a chegada dos filmes falados, ele superou muitos atores mais conhecidos, pois muitos outros não conseguiram se adaptar a nova mudança. Ao mesmo tempo, Nellie, que é uma das atrizes mais conhecidas de Hollywood, acaba se drogando devido às altas demandas de seus produtores.
2 – Cidade de Deus (2002)
Buscapé e Dadinhosão bons amigos que cresceram juntos em um universo violento. Na favela carioca mais violenta do Rio de Janeiro, a Cidade de Deus, os caminhos das duas crianças divergem quando uma tenta se tornar fotógrafo e a outra chefa de tráfico. Buscapé é um jovem pobre, negro e extremamente sensível que vive amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido. No entanto, sua habilidade como fotógrafo o salva do destino e o permite seguir carreira como fotógrafo. Buscapé observa a vida cotidiana da favela onde mora enquanto Dadinho, agora chamado de Zé Pequeno, se torna o perigoso chefe do tráfico da área, continuando o legado de violência que parece não ter fim. Considerado um dos melhores filmes brasileiros da história.
3 – Serial Kelly (2004)
Kelly, interpretada por Gaby Amarantos, é uma cantora de forró eletrônico em busca de fama. Kelly é agressiva e transgressora, e ela é capaz de realizar seus próprios desejos. Kelly faz shows em todo o sertão do Brasil, cumprindo uma agenda de shows em casas noturnas sertanejas, também conhecidas como “inferninhos”, mas não encontra muitas oportunidades significativas. Ela acaba indo longe demais e fazendo de tudo para atingir seus objetivos, inclusive matando pessoas. Ela atravessa um novo nordeste espiralado de um desenvolvimento apocalíptico enquanto se dedica ao consumo compulsivo e à violência. Ela é investigada pelo assassinato de três homens e usa suas apresentações itinerantes como uma maneira de escapar, enquanto passa a ser conhecida como Serial Kelly. De uma celebridade em ascensão, ela se transforma em uma heroína obscura, a Serial Kelly, a temida e procurada primeira mulher serial killer do Brasil, deixando um rastro de homens mortos pelo caminho.
4 – Viagem à Lua (1902)
O professor Barbenfouillis (Georges Méliès) convence seus colegas a irem à Lua para explorar. Eles embarcam em uma embarcação que cai no olho direito da Lua. Eles encontram povos hostis lá e o levam ao seu rei. Quando os terráqueos descobrem que o toque de um guarda-chuva fez com que seus inimigos viram fumaça, eles conseguem fugir.
5 – Pearl (2022)
Pearl é mais um elemento do mundo distorcido do cineasta Ti West, X. O ano é 1918 e a jovem Pearl (Mia Goth) está obcecada por ser conhecida. Pearl é colocada na fazenda remota de sua família para cuidar de seu pai doente e viver sob a constante supervisão de sua mãe autoritária e amarga. Pearl quer viver uma vida glamorosa como ela viu nos filmes, mas seus desejos, tentações e repressão entram em conflito. Neste conto da origem da famosa vilã de X, quando seu sonho de ser uma estrela é negado, ela começa a assassinar pessoas para conseguir o que deseja.
6 – Piscina Infinita (2023)
James (Alexander Skarsgård) e Em (Cleopatra Coleman) estão hospedados em um resort em uma ilha isolada e têm férias perfeitas com praias impecáveis, equipe fantástica e banhos de sol. Eles se aventuram fora do resort com a ajuda de Gabi, a encantadora e misteriosa Mia Goth, e se encontram com uma cultura cheia de horror, hedonismo e violência. Um acidente trágico coloca a política de tolerância zero para o crime: ou você será executado ou, se for rico o suficiente para pagar, poderá morrer.
7 – Nomadland (2020)
Em Nomadland, após o colapso econômico de uma cidade na zona rural de Nevada, nos Estados Unidos, em 2011, Fern (Frances McDormand), uma mulher de 60 anos, entra em sua van e parte para a estrada, vivendo uma vida nômade moderna fora da sociedade convencional. Fern vende a maioria de seus bens e compra uma van para morar e viajar pelo país em busca de trabalho. Ela aceita um emprego temporário na Amazon durante o inverno. Fern recebe uma convite de Linda, sua amiga e colega de trabalho, para visitar um encontro no deserto do Arizona organizado por Bob Wells, um organizador que fornece um sistema de apoio e comunidade para companheiros nômades. Fern recusa inicialmente, mas muda de ideia quando fica frio e ela luta para encontrar trabalho na área. Fern conhece outros nômades lá e aprende as habilidades básicas para sobreviver e ser autossuficiente.
8 – Psicopata Americano (2000)
Patrick Bateman, interpretado por Christian Bale, é um jovem branco e atraente, sem qualquer característica que o distingua de seus concorrentes de Wall Street. Protegido pela conformidade, privilégio e riqueza, Bateman também é um assassino serial, que vaga livremente em busca de uma nova vítima. Quando ele encontra alguém que possui mais do que ele, seu materialismo zeloso e sua inveja torturante alimentam seus impulsos assassinos. A sede de sangue de Bateman surge e ele intensifica suas atividades homicidas, tornando-se um psicopata perigoso e violento após um colega oferecer-lhe um cartão de visitas em papel e tinta superior ao seu.
9 – Skinamarink: Canção de Ninar (2023)
Dois irmãos menores acordam no meio da noite e descobrem que seu pai não está mais lá. No entanto, isso não é tudo, eles também descobrem que todas as portas e janelas de sua casa desapareceram, o que os coloca em uma terra da qual não podem fugir. A situação está se tornando cada vez mais estranha, e coisas de sua casa continuam desaparecendo misteriosamente. Não sabendo o que fazer, os irmãos decidem ficar na sala juntos e assistir desenhos animados na TV, esperando que o que acontecer com eles aconteça. No entanto, eles finalmente começam a ouvir vozes que indicam o que devem fazer a seguir.
10 – Psicose (1960)
Marion Crane, interpretada por Janet Leigh, é uma secretária que, em Psicose, rouba 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha com o objetivo de se casar e começar uma nova vida. Ela enfrenta uma forte tempestade enquanto foge de carro, erra o caminho e chega em um hotel antigo. Norman Bates, um sujeito atento (Anthony Perkins), dirige o estabelecimento e tem muito respeito e temor por sua mãe. Marion não sabe o que está acontecendo e decide passar a noite no local.
Para conferir mais títulos basta acessar o catalogo completo do Telecine no link.
Comments 1