2º Encontro de Profissionais da Música é realizado virtualmente

WhatsApp Image 2020-12-09 at 15.23.07

Entre os dias 15 e 18 de dezembro, acontece virtualmente o 2º Encontro de Profissionais da Música. O evento, idealizado pelos produtores Diego Araújo e Fábio Moção, é gratuito e tem como objetivo capacitar, fomentar, promover e desenvolver experiências criativas e inovadoras nas diversas áreas que envolvem a cadeia de produção musical. Como público alvo, o encontro busca desde profissionais da música no geral – cantores, instrumentistas, selos, entre outros -, formadores de opinião e alunos do ensino médio que queiram ingressar no mercado fonográfico.

“Acreditamos que o acesso à informação deve ser livre e trabalhamos para que o conteúdo possa chegar às pessoas que de fato precisam conhecer novos caminhos profissionais”, explica Diego. “Nossa ideia é impactar positivamente o mercado da música no oeste paulista, e tornar Piracicaba um polo de profissionais altamente capacitados para produzir música”, diz ele.

Com cinco palestras, o evento traz renomados profissionais da área para falar sobre temas diversos. Dani Ribas desmistifica o ecossistema da música, Eddu Porto reflete sobre como gerir a própria carreira, Leandro Ribeiro traz a exportação da música em pauta, Guilherme Sampaio conversa sobre direitos autorais como fonte de renda, e Natália Cabral faz o show de encerramento do encontro.

O 2º Encontro de Profissionais da Música acontece no www.profissionaisdamusica.com.br e as inscrições começam nesta terça-feira, dia 8 de dezembro até dia 14, às 15h. Cada palestra tem limite de 100 participantes.

Projeto apoiado pela Lei Emergencial Aldir Blanc nº 14.017/2020 –

Projeto aprovado nº (número do projeto/2020);

Programação:

15 de dezembro, 14h às 16h

Ecossistema da Música : Dani Ribas

Para ser um profissional da música não basta ser um bom artista. É necessário entender como a indústria da música se organiza em nível global e como ela atua em nível local. Na palestra de abertura “Ecossistema da Música”, Dani Ribas, profissional com mais de 20 anos de experiência no mercado, vai detalhar o momento atual dessa indústria e vai explicar como funciona o ecossistema que engloba gravadoras, selos, produtores fonográficos, editoras, plataformas de streaming, distribuidores e agregadores digitais. Dani também vai falar de como o marketing digital se tornou central nesse ecossistema e como artistas devem pensar sua identidade artística nesse momento de hiper digitalização da música.

Sobre a palestrante

Dani Ribas ajuda músicos a utilizarem estrategicamente sua identidade artística no engajamento de fãs, usando sociologia e análise de dados em seus cursos e consultorias. É Doutora em Sociologia especializada em comportamento de público, e dirige a Sonar Cultural Consultoria, certificada como empresa-filha da UNICAMP.

16 de dezembro, 15h às 17h
Gerindo a Própria Carreira: Eddu Porto

Eddu traz um olhar do músico gerindo sua própria carreira. Compartilha com os participantes planos a curto, médio e longo prazo. Também apresenta a percepção de agência em gestão de carreira de diferentes artistas em distintos momentos.

Sobre o palestrante

Músico, produtor cultural e sócio-proprietário da agência Let’s GIG – Booking & Music Services, localizada em São Carlos. Atuante desde 2015 na área de agenciamento e gestão de carreira artística da cena independente contemporânea brasileira, faz parte de seu casting artistas como Luedji Luna, Tuyo, Amanda Magalhães, Giovani Cidreira, Kunumi Mc, Luê, ATR, Mel, Davi Sabbag, Pedro Salomão, entre outros. Também é baterista e produtor musical da banda ATR. Além disso, já acompanhou artistas como Tássia Reis, Otto, Liniker, Zé Vito e o haitiano Vox Sambou, e produziu a banda Bavid, lançada pelo selo Virtual Dream Plaza. Atualmente lançou-se em carreira solo, como Eddu Porto se reconhecendo como compositor, cantor, multi instrumentista e produtor musical.

Dia 17 de dezembro, 15h às 17h
Direito autoral como fonte de renda: Guilherme Sampaio

Qual é o básico que qualquer profissional que trabalha com música deve saber sobre direito autoral? Qual a função dos principais agentes? Quem tem direito a quê? É preciso deles? Como funciona o fluxo de rendimentos (arrecadação, processamento e distribuição) de direitos autorais no digital, na execução pública, nas vendas e outros? Esta palestra se propõe a explicar de forma simples alguns destes conceitos e dar dicas para maximizar sua renda com direitos autorais.

Sobre o palestrante

Guilherme Sampaio é instrumentista (flauta transversa) empresário de tecnologia da música e palestrante que une as tecnologias emergentes ao mundo real. Conhecido como empreendedor serial, vendeu três startups de música, e agora está focado em ajudar editores e selos a transformarem a maneira como os criadores recebem e distribuem royalties por meio de inteligência artificial e blockchain.

Dia 18 de dezembro, 15h às 16h
Exportação da música: Leandro Ribeiro

Quais são as relações existentes entre artistas e os vários players do mercado da música, especialmente no que diz respeito ao mercado internacional? Quais são os fatores importantes a se considerar quando se pensa em trabalhar com música fora do Brasil? Na palestra Leandro Ribeiro explora o universo de exportação da música e desmistifica suas variantes.

Sobre o palestrante

Leandro Ribeiro é formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios pelo Ibmec RJ e certificado Project Management Professional pelo PMI. Antes de iniciar no mercado da música, passou por empresas de diversos mercados, como logística e healthcare. Foi gerente de projetos na BM&A (Brasil Música e Artes) e Diretor-criador do evento Brasil Music Summit, em São Paulo. Atualmente, é Diretor de Distribuição de Selos e Gravadoras na Believe, distribuidora francesa que também tem operação aqui no Brasil e outros mais 40 países.

Dia 18 de dezembro, 16h às 17h
Show de Encerramento: Natália Cabral

Cantora, compositora e violonista, com grande influência na música popular brasileira e no Jazz, suas composições conversam com o público falando do cotidiano com leveza.

%d blogueiros gostam disto: