A +Galeria e a Santa Rita Filmes anunciaram o início das gravações de “Assalto à Brasileira”, longa inspirado no famoso roubo ao prédio do Banestado, a maior agência bancária de Londrina, ocorrido nos anos 80. Com direção de José Eduardo Belmonte e roteiro de L.G. Bayão (“Aumenta que é Rock and Roll”), o filme promete retratar com autenticidade um dos assaltos mais icônicos da história brasileira.
O elenco principal conta com nomes como Murilo Benício, que interpreta Paulo, um jornalista que se encontra no banco durante o assalto, além de Christian Malheiros e Robson Nunes, que dão vida a Moreno e Barba, dois dos assaltantes. O time de atores ainda inclui Matheus Macena, Vertin Moura, Paulo Miklos, Fernanda de Freitas, Vinicius Marinho, entre outros talentos. As filmagens estão sendo realizadas em São Paulo e Londrina.
Baseado no livro homônimo do jornalista Domingos Pellegrini, o filme aborda a narrativa real e surpreendente de um crime que mobilizou a cidade de Londrina no dia 10 de dezembro de 1987. Apesar de terem feito mais de cem reféns, os sete assaltantes ganharam a simpatia da população local, que enfrentava uma severa crise econômica e, inesperadamente, começou a torcer pelo êxito dos ladrões.
Esse é o segundo filme que traz para os cinemas grandes histórias de crimes reais no Brasil, seguindo o sucesso de “Silvio Santos: O Sequestro”, lançado em 2024. Dirigido por Marcelo Antunez, o longa retratou o episódio tenso em que Silvio Santos foi mantido refém em sua própria casa, consolidando o interesse por obras cinematográficas que exploram eventos marcantes da história do país.
“Assalto à Brasileira” é uma coprodução entre a +Galeria, a Santa Rita Filmes e o Grupo Telefilms, e promete ser um emocionante retrato desse evento histórico.