A edição 2025 da Un Certain Regard, uma das mostras paralelas mais prestigiadas do Festival de Cannes, consagrou obras que dialogam com o ineditismo, a sensibilidade e a ousadia narrativa. Este ano, a seleção reuniu 20 longas-metragens, sendo nove estreias, que também concorreram à Caméra d’Or, prêmio dedicado a primeiros filmes.
“O Agente Secreto” ganha teaser oficial após estreia em Cannes

A cerimônia de premiação ocorreu sob a presidência da cineasta britânica Molly Manning Walker, vencedora da mostra em 2023. O júri foi composto ainda por Louise Courvoisier (França/Suíça), Vanja Kaludjercic (Croácia), Roberto Minervini (Itália) e o ator argentino Nahuel Pérez Biscayart.
A abertura da mostra ficou por conta de “Promised Sky”, novo trabalho da diretora tunisiana Erige Sehiri, que já havia passado por Cannes em edições anteriores.
Vencedores | Un Certain Regard 2025
Prêmio Un Certain Regard
“La Misteriosa Mirada del Flamenco”, de Diego Céspedes
Primeiro longa do diretor chileno, o filme reafirma o talento já revelado em curtas premiados, agora explorando uma linguagem própria e visualmente impactante.
Prêmio do Júri
“Un Poeta”, de Simón Mesa Soto
O colombiano, indicado à Palma de Ouro com o curta “Leidi”, mergulha aqui em um drama delicado sobre identidade e memória.
Melhor Direção
Arab & Tarzan Nasser, por “Once Upon a Time in Gaza”
A dupla palestina entrega uma narrativa potente sobre infância, guerra e sobrevivência em meio aos escombros de Gaza.
Melhor Ator
Frank Dillane, por “Urchin”, dirigido por Harris Dickinson
O britânico conquista o prêmio com uma performance intensa e visceral no longa de estreia do também ator Harris Dickinson.
Melhor Atriz
Cleo Diára, por “O Riso e a Faca (I Only Rest in the Storm)”, dirigido por Pedro Pinho
A atriz portuguesa emociona com uma atuação marcante em um drama político e lírico assinado pelo diretor de “A Fábrica de Nada”.
Melhor Roteiro
“Pillion”, de Harry Lighton
O primeiro longa do cineasta britânico se destaca por uma escrita precisa explorando juventude e marginalidade com autenticidade.
Com forte presença de estreantes e obras de países como Chile, Palestina, Colômbia, Portugal e Reino Unido, a mostra reafirma sua vocação para revelar novos olhares e ampliar o espectro do cinema autoral.
Fique por dentro das novidades das maiores marcas do mundo! Acesse nosso site Marca Pop e descubra as tendências em primeira mão.