
“Se você olha para um saco de farinha e vê apenas farinha, essa é a forma errada de buscar renda”. A frase dita por Luciana Mirihad, fundadora do “Culinária em Casa”, canal do YouTube que possui quase 9 milhões de inscritos e mais de 700 milhões de visualizações, pode parecer estranha à primeira vista, mas representa um conselho valioso. A confeiteira, padeira e YouTuber criou uma maneira infalível de tornar um negócio com poucos recursos, amplamente lucrativo. O “Pão da Lu” ou “Pão da Vida” é uma das receitas do canal da influenciadora que auxilia os usuários a monetizarem suas próprias habilidades, sendo replicada em diversas regiões do Brasil, na Argentina e até no Japão.
Luciana Mirihad é criadora de um dos canais mais conhecidos do país no ramo da gastronomia. Com mais de 650 mil seguidores somente no Instagram e vídeos que ultrapassam 16 milhões de visualizações, Luciana criou um império ligado à execução de receitas rápidas, que ajudam pessoas de todo o mundo a alcançar a liberdade financeira. Empreendedora nata, Luciana introduziu a venda de seus serviços com apenas oito anos, quando, no interior do Nordeste, passou a fazer acarajé e distribuir pela vizinhança. Meses mais tarde, começou a alugar o banheiro de sua casa que ficava próxima a uma feira sem sanitários. O pouco tornou-se muito e Luciana transformou a sua ligação com a comida em uma ponte para ajudar outras pessoas.
A famosa receita do pão, reproduzida por Luciana no canal, chegou a 16 milhões de visualizações. Como descrito pela influenciadora, a receita não precisa ser uma fonte de renda fixa, mas, sem dúvidas, é uma ferramenta poderosa para realizar sonhos: “Tem gente que não nasceu pra fazer pão e esse não é um caminho permanente. É uma forma de alcançar os objetivos”.
Comprovando essa citação, Luciana conquistou seguidores por todo o mundo, que utilizaram a receita para concretizar suas metas. Em Maceió, Talysson, inscrito da influenciadora, começou a vender pão, pois tinha o sonho de comprar um trailer. Vendedor de tapiocas, a princípio, Talysson continuou com as vendas, criando uma variedade de recheios para a mesma receita de pão. Além de conseguir conquistar o automóvel, já trocou-o por um modelo melhor e não parou de comercializar o “Pão da Vida”. Na Argentina, “Beto”, fã carinhosamente apelidado pela Youtuber, começou a reproduzir as receitas para pagar a universidade.
Ainda, comprometida a ajudar os usuários a, de fato, alcançarem a liberdade financeira, Luciana deixa o próprio número de WhatsApp em cada vídeo como canal de dúvidas e comentários. “Tem gente que só tem exatamente aqueles ingredientes para replicar a receita e, se der errado, pode sair no prejuízo. Por isso, deixo um número ao final de cada conteúdo para que as pessoas possam receber auxílio e concluírem a receita com sucesso”.
Por fim, Luciana comenta sobre a sua satisfação em ser uma ponte, especialmente para as mulheres, que sonham em chegar ao objetivo da renda própria: “O canal é a realização de um desejo meu, em ampliar o conhecimento das pessoas, principalmente mulheres, sobre o empreendedorismo. A liberdade de ter o próprio dinheiro é inegociável e algo decisivo, pensando no caso de mulheres presas a relacionamentos violentos por conta da dependência financeira. Ser uma mediadora, para ajudá-las a encontrarem sua força não tem preço”.