Sem resultados
Ver todos os resultados
Caderno Pop
  • Página Inicial
    • Sobre o Caderno Pop
    • Fale com a gente
  • Música
    • Música
    • Clipes e Audiovisuais
    • Festivais
    • Shows
  • Cinema/Filmes
  • Séries
  • Entrevistas
  • Streaming
  • Livros
  • Novelas
  • Página Inicial
    • Sobre o Caderno Pop
    • Fale com a gente
  • Música
    • Música
    • Clipes e Audiovisuais
    • Festivais
    • Shows
  • Cinema/Filmes
  • Séries
  • Entrevistas
  • Streaming
  • Livros
  • Novelas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Caderno Pop
Sem resultados
Ver todos os resultados

Crítica: Papatinho, “MPC – Música Popular Carioca”

Texto: Ygor Monroe
1 de junho de 2025
em Música, Resenhas/Críticas
0

O que Papatinho faz em “MPC – Música Popular Carioca” é mais do que uma revisita ao passado. É um reposicionamento sonoro do funk carioca dentro da lógica contemporânea da produção musical, sem desrespeitar os códigos do gênero. Em vez de se contentar com o lugar de produtor referência, ele se coloca como curador e articulador de um projeto que entende o funk como cultura, linguagem e memória coletiva.

Quem é Sombr, artista com duas músicas seguidas no Top 50 Global do Spotify

Crítica: Papatinho, “MPC - Música Popular Carioca”
Crítica: Papatinho, “MPC – Música Popular Carioca”

Esse disco não tenta traduzir o funk. Ele parte do princípio de que o ouvinte já compreende o idioma, mesmo que só o reconheça de longe. É por isso que a arquitetura da obra impressiona mais pelo conjunto do que por qualquer elemento isolado. Existe intenção de discurso, existe visão estética, existe clareza técnica. Cada faixa colabora para que a audição soe orgânica, mesmo quando estilos, vozes e eras colidem. É como se o produtor desenhasse uma linha do tempo e, ao invés de segui-la, tivesse decidido dobrá-la até os extremos se tocarem.

Papatinho domina a técnica de fazer o groove respirar. Os timbres que escolhe não obedecem modismos, e sim função: sintetizadores que remetem ao Miami Bass se fundem a programações que não têm medo de soar datadas, porque sabem que pertencem a algo maior que a moda. O projeto entende que produzir não é polir, é dar forma ao caos do som coletivo de uma cidade.

Existe um mérito conceitual ao transformar o funk, que sempre teve pulsação fragmentada, em corpo fechado. “MPC – Música Popular Carioca” é coeso sem ser preso, livre sem se tornar difuso. É um disco que parece mais preocupado em documentar uma história do que apenas atualizá-la. E essa escolha editorial é, por si só, um gesto político e artístico.

Há quem questione certas decisões estéticas do álbum. A escolha por um encerramento cantado em inglês, por exemplo, tensiona a proposta de exaltação local. Pode soar deslocado, ainda que carregue simbologia. Mas isso não diminui o impacto de um disco que se estrutura como ponto de convergência entre gerações, quebrando a falsa ideia de que tradição e futuro são opostos.

Papatinho entrega um álbum que respeita o passado, domina o presente e desafia o futuro. A “Música Popular Carioca” aqui não é invenção. É afirmação. E a MPC, além de máquina, vira manifesto.

Nota: 70/100

Fique por dentro das novidades das maiores marcas do mundo! Acesse nosso site Marca Pop e descubra as tendências em primeira mão.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Temas: CríticaLançamentomúsicaResenhareview
Anterior

Crítica: Xamã, “Fragmentado”

Próximo

Dave Matthews Band faz dois shows neste final de semana em São Paulo

Conteúdo Relacionado

“F1”: tudo o que já sabemos sobre o filme que estreia em junho
Cinema/Filmes

Crítica: “F1 – O Filme” (F1 The Movie)

Texto: Ygor Monroe
18 de junho de 2025
“Bonde do Brunão”: confira a o funk de Bruno Mars para o Fortnite Festival
Games

“Bonde do Brunão”: confira a o funk de Bruno Mars para o Fortnite Festival

Texto: Ygor Monroe
18 de junho de 2025
Crítica: “Extermínio 3: A Evolução” (28 Years Later)
Cinema/Filmes

Crítica: “Extermínio 3: A Evolução” (28 Years Later)

Texto: Ygor Monroe
18 de junho de 2025
Crítica: “Dune: Awakening”
Games

Crítica: “Dune: Awakening”

Texto: Ygor Monroe
18 de junho de 2025
 Matheus Jettar apresenta o show intimista “Diários”, em São Paulo
Música

 Matheus Jettar apresenta o show intimista “Diários”, em São Paulo

Texto: Ju
18 de junho de 2025
Hitmaker participa da inauguração da Community Creators Academy, em São Paulo
Música

Hitmaker participa da inauguração da Community Creators Academy, em São Paulo

Texto: Ygor Monroe
18 de junho de 2025
Novo álbum de Veigh, “Eu Venci o Mundo”, terá lançamento imersivo no Planetário Ibirapuera
Eventos

Novo álbum de Veigh, “Eu Venci o Mundo”, terá lançamento imersivo no Planetário Ibirapuera

Texto: Ygor Monroe
18 de junho de 2025
Próximo

Dave Matthews Band faz dois shows neste final de semana em São Paulo

Crítica: Candy Mel, “5 Estrelas”

Crítica: Candy Mel, “5 Estrelas”

    Please install/update and activate JNews Instagram plugin.

© 2022 Caderno Pop - Layout by @gabenaste.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Página Inicial
    • Sobre o Caderno Pop
    • Fale com a gente
  • Música
    • Música
    • Clipes e Audiovisuais
    • Festivais
    • Shows
  • Cinema/Filmes
  • Séries
  • Entrevistas
  • Streaming
  • Livros
  • Novelas

© 2022 Caderno Pop - Layout by @gabenaste.

plugins premium WordPress
%d