A banda de rock blues do underground paulistano Descaso comemora, nesta sexta-feira (20), a chegada nos apps de música de “Onde Os Sujos Se Dão Bem”, uma releitura da primeira faixa autoral composta pelo quarteto, em 2012. O som estará disponível em todas as plataformas digitais pelo selo musical Marã Música e é mais um single que fará parte do novo EP da banda, que será lançado em breve.
Lançada inicialmente no primeiro CD demo que a Descaso gravou em 2013 e posteriormente parte da tracklist do primeiro álbum oficial da banda, lançado em 2017, “Onde Os Sujos Se Dão Bem” sempre foi muito bem recebida pelos fãs da Descaso, mas a banda acreditava que seu potencial ainda não havia sido completamente explorado nessa primeira versão. “Isso nos trouxe a ideia de regravá-la em um formato totalmente novo e aprimorado”, explica a banda.
A faixa, embora tenha sido composta em 2012 e gravada em 2013, soa mais atual do que nunca. Com toda a crítica social característica do trabalho da Descaso, “Onde Os Sujos Se Dão Bem” traz uma mensagem para a população trabalhadora, alertando que nosso atual sistema político-econômico privilegia aqueles que são corruptos e exploradores (os chamados “Sujos” na música) em detrimento da população honesta. “A música mostra, a partir de diversos exemplos, que no capitalismo vale tudo para vencer, e os pilantras estão vencendo“, aponta a banda. “Essa faixa nada mais é do que um chamado para todo trabalhador honesto, cansado de ser passado para trás. Um chamado para os que querem lutar por um novo mundo melhor, onde a honestidade, a empatia e a cooperação vão ser mais valorizadas do que a malandragem, o egoísmo e a competição”, completam.
A banda teve o cuidado de renovar a letra e adaptá-la para o contexto de 2023, em versos como “E todo mundo é feliz, na foto do Instagram / Enquanto as queimadas nunca param no horizonte do Brasil / Não dá mais pra aguentar, pra cima deles sem perdão”. “’Onde os Sujos se dão Bem’ é um som com elementos do punk rock protesto, o que dá todo o peso da música, somada a sonoridade blues que garante uma dinâmica interessante e imprevisível para a faixa”, aponta a Descaso.
Originalmente pensada para ser acústica, essa nova versão , produzida por Tadeu Patolla (conhecido por suas colaborações com artistas como Charlie Brown Jr, Biquini Cavadão, Strike, Aliados, Alma Jam, entre muitos outros), acabou ganhando peso no processo de regravação. “A solução foi inserir a guitarra do Victor (Kiapine) com distorção e peso, junto ao grave envolvente do baixo do Vini (Cruz), a bateria dinâmica do Gabriel (Izar), e as vozes rasgadas do Ivan (Laurino). Aí sim a música ganhou a vida e a energia que se procurava”, explica a Descaso, citando os integrantes da banda. Com essa mix, “Onde os Sujos Se dão Bem” atingiu seu potencial máximo e hoje se configura como uma das melhores faixas já produzidas pela Descaso ao longo de toda a sua história.
Com tanto cuidado e carinho dedicados à regravação de uma música tão especial na história da Descaso, a expectativa para a chegada do novo som nas plataformas digitais está alta. “Essa é, sem dúvida, a música mais trabalhada do novo EP, e a que possui o maior potencial de conquistar a nação roqueira que ainda não conhece a Descaso. Ao mesmo tempo, a faixa promete surpreender positivamente os ouvintes mais fiéis da banda, que já conhecem a faixa desde 2013 e agora vão ouvi-la em uma roupagem completamente nova e aprimorada. Acreditamos que essa é a melhor música do EP”, avisam.