Três meses após a chegada dos sucessos Mergulho na escuridão — que figura nas listas de mais vendidos desde o lançamento —e Caçador, a Intrínseca dá continuidade à série Pavores de Fazbear. Em junho, a editora traz mais dois volumes às livrarias brasileiras: Hora de acordar, de Scott Cawthon, Elley Cooper e Andrea Waggener, e Chegue mais perto, no qual Kelly Parra se une ao trio para apresentar mais contos tenebrosos sobre as criaturas macabras do universo de Five Nights at Freddy’s.
Nas seis histórias, os autores exploram os males que espreitam os personagens na figura dos famosos animatrônicos da Pizzaria Freddy Fazbear’s. Passando por momentos difíceis, crianças, adolescentes e — pela primeira vez nesse universo literário — adultos se tornam vulneráveis aos implacáveis monstros, especialistas em farejar sentimentos negativos, como a amargura, o medo e a inveja.
Os protagonistas de Hora de acordar têm uma angústia em comum: a solidão. Abandonada pelo marido, Delilah fica maravilhada ao comprar a boneca Ella, que a faz pensar na filha que sonhava em ter. Porém, ela logo descobre que a função despertador do brinquedo nunca mais a deixará dormir novamente. Em suas noites solitárias como vigia de uma fábrica misteriosa, Stanley não tem com quem se lamentar sobre o vazio de sua vida após o término com a namorada. Por isso, ele fica feliz quando uma estranha bailarina de brinquedo aparece entre seus cochilos durante o expediente — até perceber que ela quer ficar próxima demais dele… Devon já está acostumado a ser excluído na escola, mas ver o simpático novato Kelsey receber toda a atenção de mão beijada é a gota d’água. Enciumado, o adolescente arma uma pegadinha para o colega, mas as coisas tomam um rumo que ele jamais poderia imaginar.
Chegue mais perto traz três histórias de jovens perseguidos por ameaças invisíveis a quase todos, mas aterrorizantes para aqueles que as veem. Revoltado por sempre precisar cuidar do irmão mais novo, Pete resolve dar um susto no caçula. Quando a brincadeira dá errado, ele é acometido por uma maldição que o deixará de olhos bem atentos para o perigo que o aguarda. Ao roubar óculos aparentemente inofensivos, Kasey passa a ser acompanhada de perto pela bailarina Ballora. Atordoada pela figura, que dança em sua direção, a jovem teme o que acontecerá quando Ballora alcançá-la. Um ano após perder a irmã de forma trágica, Samantha ainda é assombrada por sua presença constante. Quando a menina começa a encontrar desenhos perturbadores pela casa, tem certeza de que algo terrível está prestes a acontecer…
Além dos contos que vão assustar até o fã mais corajoso de Five Nights at Freddy’s, no epílogo de cada volume da série uma nova parte da trama “Aparição de Sutura” é revelada, acompanhando uma investigação policial sobre uma entidade misteriosa. Hora de acordar e Chegue mais perto também trazem velhos conhecidos daqueles familiarizados com a franquia de Scott Cawthon, mas os novos leitores também podem mergulhar de cabeça nesse universo e se tornar parte da enorme comunidade de fãs, que cresce a cada novidade e se une para criar teorias e debates nas redes sociais.
Em julho, a Intrínseca lança o box contendo os quatro primeiros volumes da série Pavores de Fazbear, reunindo os doze contos publicados no Brasil até agora. É a oportunidade perfeita para conhecer — ou revisitar — as histórias anteriores antes de embarcar nas novas e assustadoras aventuras do universo FNAF.
Confira também: “Five Nights at Freddy’s”, filme do universo conta com trilogia publicada pela Intrínseca