Após o bem sucedido EP “GABRIEL” lançado no último ano, o artista mineiro Gabriel Froede vem se destacando nas redes sociais. Em uma mistura de artista pop e influenciador digital, o cantor e compositor tem conseguido alcançar um público que engaja em suas publicações e canta suas músicas, além de o acompanharem no mundo offline.
Antes estudante de medicina – curso que neste momento está trancado – o artista agora foca em seu crescimento profissional e colhe frutos de projetos lançados na pandemia. “Papo Sério” foi a primeira música autoral em português que escutamos e, desde então, Froede não parou mais. Batemos um papo com o mineiro sobre mudanças em sua vida, crescimento de sua audiência e muito mais! Confira!
1) Nós acompanhamos sua carreira desde o primeiro single autoral e em português! O que você acha que mudou, pessoal e profissionalmente desde então?
Gabriel Froede: Acho que desde meu primeiro lançamento em português, no final de 2020, muita coisa mudou, tanto pessoal, quanto profissionalmente. Foi uma transição muito grande entre o Gabriel das músicas eletrônicas até o primeiro single em português, porque as composições ainda estavam muito iniciais, eu estava testando sonoridades, algumas letras e, três anos depois, vejo composições bem mais maduras, bem mais características do Gabriel de agora. Profissionalmente me encontrei muito mais, posso dizer que agora tenho certeza do que estou fazendo. Já pessoalmente estou bem mais confiante. Quando comecei meus primeiros lançamentos, ainda dividia meu tempo com a faculdade de medicina, que tranquei, e agora estou 100% focado na música, morando em São Paulo. Acho que o Gabriel daquela época estava tentando encontrar o de hoje.
2) Sua influência no universo digital aumentou muito, a que você dá esse sucesso? E como você tem aproveitado positivamente esse alcance?
GF: Confesso que eu era uma pessoa bem low profile, não postava com tanta frequência e não aparecia tanto nas redes sociais. Mas entendi que, hoje em dia, para conseguirmos fazer a nossa música alcançar mais pessoas e mais lugares isso é extremamente necessário. No fim de 2021 assinei com a Chango [agência que tem os maiores influenciadores do país atualmente] e me aproximei de vários influenciadores, me tornei amigo de vários deles e eles me inspiram muito a criar conteúdo, estar mais presente e, como consequência, meus números aumentaram e usamos essa estratégia para reverter nos views e streams das minhas músicas. Em comparação com os primeiros lançamentos, temos números muito mais expressivos, muito mais gente acompanhando.
3) No seu recente EP é possível perceber que você ousou mais nas letras e traz uma maturidade maior. Houve uma virada de chave para esse momento?
GF: Acho que houve uma virada de chave sim! Passei por um processo de amadurecimento e esse EP é basicamente sobre muita coisa que vivi morando nesse período aqui em São Paulo, sobre fanfics da minha cabeça, pessoas que me envolvi que, de certo modo, marcaram minha estadia na cidade. Eu comecei a falar sobre coisas que estava vivendo, que não sabia nem que existia, e experimentar essas sonoridades novas, que o público pôde encontrar no EP.
4) Conte um pouco sobre a música que você mais gosta do EP e o porquê um público que ainda não te conhece deve começar sua discografia com ela.
GF: Difícil essa pergunta! Tenho favoritas e elas mudam às vezes, eu sempre falo para todo mundo que, no processo de compor um álbum, o artista é quem mais escuta as músicas para saber se está tudo perfeito para todos poderem ouvir, então, em determinado momento você tem a número 1 favorita e depois vai variando. Atualmente, se for para escolher, acho que é “Enquanto Durou”, porque é uma música que significa muito pra mim, foi a primeira desse novo momento que lançamos – e lançamos em julho do ano passado, no meu aniversário. É uma composição que fala sobre um relacionamento que tinha tudo para dar certo, mas que por algum motivo não foi pra frente, as pessoas seguiram caminhos opostos e é isso, vida que segue e ficam as lembranças. Acho que todo mundo já passou por algo parecido, né? Tipo um amor de verão que você vive algo extremamente intenso e acaba que não dá pra continuar. É uma música muito especial, a primeira que lançamos do EP e tem grande aceitação dos fãs, é a música perfeita para introduzir um novo público no mundo de Gabriel Froede.
5) Temos planos para shows pelo Brasil? Está ansioso para apresentar suas músicas ao vivo?
GF: Confesso que é a parte que estou mais empolgado. Este ano já fizemos dois shows em BH e, definitivamente, fazer shows é a nossa prioridade, queremos muito preparar tudo com carinho e planejo fazer essa estreia oficial em São Paulo, com músicas do EP, faixas que ainda não foram apresentadas ao público e, em breve, rodar todo o país. Como comecei a lançar músicas em português na pandemia não tive muito contato com as pessoas presencialmente, agora quero ver o rosto de todo mundo, ver o pessoal indo aos shows, mal posso esperar pra viver esses momentos.
Vamos seguir acompanhando seus próximos passos! Ouça o EP “GABRIEL” clicando aqui. <3