O Global Citizen Festival: Amazônia terá sua primeira edição na América Latina no dia 1º de novembro, no Estádio Olímpico do Pará – Mangueirão, em Belém. O evento, que busca mobilizar recursos e atenção para a preservação da Amazônia, anuncia a presença de Gilberto Gil no line-up, ao lado de artistas já confirmados, como Gaby Amarantos, Anitta, Seu Jorge e Chris Martin, do Coldplay. A apresentação será mediada por Regina Casé, Mel Fronckowiak, Hugo Gloss e Isabelle Nogueira, com participações especiais de Rodrigo Santoro e Estêvão Ciavatta.

Além dos artistas, lideranças e representantes comunitários participam da programação, incluindo Sônia Guajajara, Ministra dos Povos Indígenas do Brasil; Célia Xakriabá, Deputada Federal (MG); Helder Barbalho, Governador do Pará; Samela Sateré Mawé, bióloga e ativista; e Juma Xipaia, cacica do território indígena Xipaya e diretora do Instituto Juma. Esses convidados reforçam a agenda do festival, que combina cultura, música e advocacy em prol da Amazônia.
Outros participantes incluem Jean Ferreira da Silva, do Gueto Hub; José Kaeté, ativista indígena; Hugo Loss, analista ambiental do IBAMA; Luene Karipuna, jovem liderança indígena; Priscila Tapajowara, presidente da Mídia Indígena; Puyr Tembé, Secretária de Estado dos Povos Indígenas do Pará; Úrsula Vidal, Secretária de Cultura do Pará; e Vanuza do Abacatal, líder do Quilombo de Abacatal.
Segundo Michael Sheldrick, cofundador da Global Citizen, “a primeira edição latino-americana do festival acontece na porta de entrada de um dos ecossistemas mais importantes do mundo, para arrecadar fundos e amplificar vozes de seus guardiões. Será inesquecível celebrarmos ao vivo de Belém para o mundo”. Os portões serão abertos às 16h, com início da programação às 17h30, e transmissão nacional e internacional a partir das 19h.
O festival encerra a campanha Proteja a Amazônia, que arrecadou mais de US$ 345 milhões em compromissos, com contribuições de empresas e instituições como Everland, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Jaguar Rivers Initiative, Rainforest Trust e Thistlerock Mead Company. O Suriname também se comprometeu a preservar 90% de sua cobertura florestal, equivalente a cerca de 15 milhões de hectares.
A transmissão será feita em todo o Brasil pelos canais Globo, Multishow e Globoplay, com cobertura aberta para não-assinantes, enquanto fora do país, o festival poderá ser acompanhado no YouTube e ViX.
O evento tem como apresentador oficial o Banco do Brasil, com apoio de Teneo, organização de parceiros como Re:wild, Bezos Earth Fund, BB Visa e Cielo. A produção fica a cargo de Live Nation e Rock World, com suporte institucional do Governo do Pará e Open Society Foundations.
Os ingressos estão disponíveis exclusivamente para moradores de Belém e do Pará, obtidos mediante ações no site ou aplicativo da Global Citizen, incluindo atividades de combate ao desmatamento, incentivo à energia renovável e apoio a comunidades impactadas pelas mudanças climáticas. A distribuição também contempla povos indígenas e comunidades locais por meio de organizações regionais como SEPI, Mídia Indígena, COP das Baixadas e REPAM, garantindo acesso inclusivo e equitativo.
O festival reforça o papel da Global Citizen como movimento global de combate à pobreza extrema e preservação ambiental, conectando arte, ativismo e experiência comunitária em um dos maiores eventos culturais e sociais da América Latina.
Fique por dentro das novidades das maiores marcas do mundo! Acesse nosso site Marca Pop e descubra as tendências em primeira mão.














