A festa junina é uma das expressões culturais mais tradicionais do Brasil. Presente nos calendários de escolas, igrejas e comunidades há décadas, a festa é mobilizada todos os anos por voluntários e profissionais apaixonados pelas raízes e costumes nordestinos. Esses são apenas alguns dos motivos pelos quais o Festival Tão Ser Tão vem para atrair os olhares do público, das marcas e já se posiciona como um evento fruto de toda essa miscigenação, trazendo para São Paulo a riqueza de detalhes e expressões que caracteriza a cultura do nordeste: uma mistura forte, intensa, que explode na alegria e no calor de ser nordestino.
O maior festival da cultura nordestina no Sudeste, acontecerá entre os dias 7 e 16 de julho de 2023 no Parque Ibirapuera (administrado pela Urbia), tem como premissa a celebração através da poesia popular, artesanato, música e da gastronomia de dar água na boca.
No dia 8 o show fica por conta do cantor João Gomes. Já no dia 9 de julho, Tarcísio do Acordeon se apresenta no festival.
Desenvolvido pela empresa Salvador Produções, líder no cenário de shows e entretenimento, o festival contará com seis grandes espaços trazendo diferentes propostas e temáticas variadas para atender toda a família.
Mais detalhes
O primeiro Alameda do Sertão tem seu designer todo inspirado na tradicional festa julina e servirá como praça de alimentação e palco das tradicionais delícias gastronômicas.
Já o palco Coreto Dominguinhos é uma homenagem ao importante compositor e artista pernambucano. Neste espaço se esperam apresentações de trio de forró e muitas atrações culturais.
O Arena Gonzagão, que homenageia o mestre compositor e cantor brasileiro, será o espaço principal do evento. A previsão é de dois shows por dia, com a presença dos maiores artistas do Brasil.
Tributo a Patativa do Assaré, importante cordelista nordestino, o Bosque da Patativa será todo dedicado à poesia, xilogravura e literatura popular.
Homenageando o grande artesão e músico Vitalino Pereira dos Santos, o espaço Travessa Vitalino, promove intervenções artísticas em uma rua totalmente dedicada ao artesanato nordestino.
E por fim, mas não menos importante, o Parque Acauã. Inspirado na ave símbolo do nordeste, será um parque de diversões com atrações como roda gigante, tiro ao alvo, pescaria e muito mais.
O evento foi escolhido para acontecer no Parque Ibirapuera por ser um dos espaços mais tradicionais da vivência ao ar livre em São Paulo. O lugar, que já é plano de fundo para encontros de diferentes grupos, tribos e programas, será palco para construção de um arraial completo com ruas, parques e praças temáticas para receber toda a cerimônia da festa julina: casamento na roça, quadrilhas, personagens, barraquinhas de brincadeiras e comidas típicas e claro, muita música.
Para Marcelo Britto, um dos idealizadores, o conceito do festival é trazer para São Paulo a cultura nordestina através de experiências.
“O Tão Ser Tão será um festival que trará diferentes vertentes e expressões dos festejos juninos. Música, gastronomia, danças, artesanato e manifestações culturais serão os nossos pilares de descoberta. Será um evento participativo, agregador e cultural no qual temos a pretensão de incluí-lo no calendário anual festivo da cidade de São Paulo”, conta Marcelo Britto.
Além do apelo cultural enraizado em sua proposta, o evento, que irá anunciar suas atrações em breve, traz como diferencial a entrada gratuita em dias especiais (7 e 14 de julho), com uma programação especial, cenografia e identidade visual toda pensada nos festivos juninos e nas atividades infantis, gastronomia, artesanato e música boa.
“Nosso maior intuito é fazer um evento familiar, para que todos possam se divertir de diferentes maneiras durante todo o dia, descobrir e conhecer um pouco mais de uma cultura tão tradicional e importante nos festejos brasileiro”, finaliza Marcelo Britto.
Os cardápios também serão criados exclusivamente para o festival e assinados por conceituados chefs, bares e restaurantes que mostrarão porque a cultura nordestina é reconhecida como uma das mais ricas do país. Com investimento inicial de mais de R$ 9 milhões e a expectativa de público de mais de 8 mil pessoas por dia, a organização promete um lineup com diversidade musical, com grandes nomes do cenário nacional.
Não fique de fora dessa programação especial!
08/07 e 09/07 – No dia 8 o show fica por conta do cantor João Gomes. Já no dia 9 de julho, Tarcísio do Acordeon se apresenta no festival.
15/07 e 16/07 – Grandes shows e apresentações com os principais artistas nacionais que serão divulgados ainda nessa semana.
Durante as atrações do final de semana, a Arena Gonzagão estará aberta a todos que estiverem no evento, com área de camarote.
07/07 e 14/07 – Apresentações no coreto, programação infantil, gastronomia, atrações culturais, parque de diversão e artesanato, abertos ao público em geral com entrada franca.
Horário de funcionamento:
12h às 22h: sexta-feira
10h às 22h: finais de semana
Vendas oficiais: https://www.ingresse.com/