Sem resultados
Ver todos os resultados
Caderno Pop
  • Página Inicial
    • Sobre o Caderno Pop
    • Fale com a gente
  • Música
    • Música
    • Clipes e Audiovisuais
    • Festivais
    • Shows
  • Cinema/Filmes
  • Séries
  • Entrevistas
  • Streaming
  • Marcas
  • Guias e Agenda
  • Página Inicial
    • Sobre o Caderno Pop
    • Fale com a gente
  • Música
    • Música
    • Clipes e Audiovisuais
    • Festivais
    • Shows
  • Cinema/Filmes
  • Séries
  • Entrevistas
  • Streaming
  • Marcas
  • Guias e Agenda
Sem resultados
Ver todos os resultados
Caderno Pop
Sem resultados
Ver todos os resultados

Mulheres & Audiovisual homenageia a cineasta indígena Patrícia Ferreira Pará Yxapy

Texto: Eduardo Fonseca
27 de outubro de 2020
em Cinema/Filmes, Festivais
Cineasta Patrícia Ferreira Pará Yxapy crédito Sophia Pinheiro
Cineasta Patrícia Ferreira Pará Yxapy (Foto: Sophia Pinheiro)

A cineasta Patrícia Ferreira Pará Yxapy, indígena da etnia Mbyá-Guarani, é a homenageada da edição 2020 do Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual, dedicado à celebração do protagonismo de mulheres e da diversidade à frente e atrás das câmeras. O evento acontece pela primeira vez online, de 18 a 29 de novembro.

A homenagem é um reconhecimento por sua obra, de realização coletiva, que leva a cultura e a perspectiva guarani para as telas em busca de uma narrativa própria. Será promovida uma mostra dedicada com 11 filmes da sua filmografia, incluindo destaques como os médias “As Bicicletas de Nhanderu” (2011, Vídeo nas Aldeias), premiado no FICA – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, codirigido com Ariel Ortega, e “Teko Haxy – Ser Imperfeita”(2018), realizado com Sophia Pinheiro, além do curta “New York, just another city” de André Lopes e Joana Brandão (2020), no qual a cineasta se torna personagem.

Reconhecida internacionalmente, Patrícia foi uma das cineastas presentes no Festival de Berlim, em fevereiro último, participando da sessão Forum Expanded da Berlinale 2020 com a exposição “Carta De Uma Mulher Guarani Em Busca De Uma Terra Sem Mal”, com curadoria da cineasta Anna Azevedo. A mostra incluiu filmes e instalações sonoras e visuais. Patrícia está em finalização do seu primeiro longa autoral.

Em razão da pandemia de Covid-19, o Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual terá a sua segunda edição em ambiente online, de 18 a 29 de novembro. Com isso, o evento amplia seu alcance e estará disponível em todo o país. No mesmo formato virtual, acontece em seguida o Cabíria LAB de 30 de novembro a 5 de dezembro, ação voltada para as finalistas do Cabíria Prêmio de Roteiro, que reúne quatro categorias: Piloto de série documental; Longa-metragem de ficção; Argumento infantojuvenil de longa ficção; Piloto de série de ficção. Toda a programação será gratuita.

O evento é uma expansão do Cabíria Prêmio de Roteiro, que desde 2015 incentiva a valorização de roteiristas mulheres e protagonistas inspiradoras. Criado para somar ao debate e ações em prol à igualdade de gênero e diversidade na cadeia produtiva do audiovisual, em consonância com diversas iniciativas ao redor do mundo, sua primeira edição foi realizada em 2019, no Rio de Janeiro, com financiamento coletivo, parcerias e voluntariado. Desafiadora, a edição resultou em cinco dias de atividades gratuitas, com uma rede de 70 cineastas, 35 filmes, seminário com painéis, oficinas e masterclass, envolvendo 16 instituições/empresas do setor.

A linha curatorial do festival se orienta pela ampliação da representatividade em termos de gênero, cor, sexualidade e território, do ponto de vista do conjunto de obras e atividades, e da sua audiência, no intuito de estimular imaginários possíveis. Ao público será oferecida uma ampla programação de obras de cineastas com sessões de longas e curtas-metragens, debates com xs realizadorxs, além de painéis, oficinas e masterclasses, voltados ao estímulo da rede de cineastas, impulsionamento profissional e à provação de reflexões.

O festival conta com diversas parcerias, entre elas: Embaixada da França no Brasil, Goethe Institut, Instituto Alana, Videocamp, Spcine, Projeto Paradiso, Tertúlia Narrativa, ETC Filmes, Capital Cinema Cultural Exchange, Cardume Curtas, FRAPA – Festival do Roteiro Audiovisual de Porto Alegre, ROTA – Festival do Roteiro Audiovisual, Serie_Lab, Selo ELAS, Hysteria, Mubi, LATC, ABRA, Wifit Brazil, Imprensa Mahon, entre outras.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Conteúdo Relacionado

Cinema/Filmes

“The Drama”, filme com Zendaya e Robert Pattinson, ganha primeiro cartaz e data de estreia

Texto: Ygor Monroe
9 de dezembro de 2025
Cinema/Filmes

Do streaming ao cinema: a mudança de comportamento do público em 2025

Texto: Ygor Monroe
9 de dezembro de 2025
Cinema/Filmes

Globo de Ouro 2026 divulga indicados com “O Agente Secreto” entre os destaques do ano

Texto: Ygor Monroe
8 de dezembro de 2025
Cinema/Filmes

“Avatar: Fogo e Cinzas”: por que a nova fase da franquia promete surpreender

Texto: Ygor Monroe
8 de dezembro de 2025
Cinema/Filmes

O retorno do cinema retrô: por que a juventude está redescobrindo a clássica tela grande

Texto: Eduardo Fonseca
8 de dezembro de 2025
Amazon Prime Video

A batalha dos streamings: quem ganha a guerra por produções originais em 2026

Texto: Ygor Monroe
7 de dezembro de 2025
Cinema/Filmes

Crítica: “Eternidade” (Eternity)

Texto: Ygor Monroe
5 de dezembro de 2025

© 2022 Caderno Pop - Layout by @gabenaste.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Página Inicial
    • Sobre o Caderno Pop
    • Fale com a gente
  • Música
    • Música
    • Clipes e Audiovisuais
    • Festivais
    • Shows
  • Cinema/Filmes
  • Séries
  • Entrevistas
  • Streaming
  • Marcas
  • Guias e Agenda

© 2022 Caderno Pop - Layout by @gabenaste.

%d