Música, cultura, sustentabilidade e esporte se misturam no Itacoatiara Pro, em Niterói, neste fim de semana, em um evento totalmente gratuito e aberto ao público. Depois de um dia intenso de interações com grandes nomes do esporte, como Lucas Chumbo, além do primeiro dia do Skate Pro, a banda Oriente se apresenta no sábado (15). No dia seguinte (16), Supla é quem sobe no palco montado no Skate Park São Francisco, logo após a batalha de rima.
Em projeto que inaugura a pista recém-revitalizada pelo Itacoatiara Pro, a ação começa às 10h, no sábado (15), com o primeiro dia da competição de skate, que contará com grandes nomes, como ninguém menos que Bob Burnquist, um dos maiores do skate mundial. Às 20h, o grupo de rap Oriente entra em cena com show aberto ao público.
“É uma honra para o Oriente poder tocar em um evento como o Itacoatiara Pro, nossa cidade natal. Lugar iluminado, como o Skate Park de São Francisco que faz parte de nossa história, muito próximo de onde fomos criados, ainda mais por termos participado da inauguração – e agora estamos na reinauguração, junto com o Bob Burnquist, em um evento que também envolve o skate. É uma honra pra nós, é uma satisfação imensa”, afirma Nissin, um dos integrantes do grupo.
“Ainda mais em um evento que cresceu tanto nos últimos anos e que hoje consegue movimentar pessoas de todas as áreas, da cultura, educação, do esporte, música. Então, estamos muito felizes de poder fazer parte desse time e agradecemos a oportunidade de poder contribuir com um festival que traz benefícios para a região”, completa.
Já no domingo (16), além da final do Skate Pro, acontece a Batalha de Rimas, previsto para começar às 18h, seguido pelo show do papito Supla, às 20h. Segundo Bill Aquino, um dos organizadores do evento, o festival oferece a oportunidade de ressaltar os talentos locais e trazer entretenimento.
“Fazemos questão de levar ao público os pilares do Itacoatiara Pro: cultura, educação, sustentabilidade, saúde e bem-estar. Nossa filosofia, também, é valorizar a cena local. Então é ótimo poder contar com uma banda como Oriente, por exemplo, que é local, mas tem um alcance e proporção nacional. Além disso, ainda teremos a batalha dos Mc ‘s, que conta com muitos talentos da região. É um evento gratuito e muito bom para todo mundo curtir no final de semana”, explica.
Para celebrar a cultura urbana em toda a sua potência, o Itacoatiara Pro irá promover mais uma edição da Batalha Natemática – A Ciência da Rima, na qual os MCs irão rimar sobre temas importantes da atualidade. Sob o comando do rapper Nissin, vocalista da banda Oriente, os MCs serão divididos em 6 batalhas, que duelarão entre si e definirão a grande final entre os dois mais vitoriosos, consagrando assim o grande campeão. A Batalha Natemática já marcou presença em eventos grandiosos como o SLS Super Crown, a final do maior campeonato de skate street do mundo.
“Mais uma vez a Batalha Natemática – A Ciência da rima está presente em um evento tão importante e eu estou muito feliz. Os MCs precisam de mais visibilidade e oportunidades, assim como eu tive lá atrás, espero que eles também consigam ter um futuro brilhante no cenário, e quem sabe ter a própria história no rap. Essa edição vai ser irada, o público pode ter certeza!”, garante Nissin, que coleciona títulos em batalhas e é um dos idealizadores do Mic Master Brasil.
O Itacoatiara Pro teve início no dia 1º de junho e se estenderá até o próximo dia 16, reunindo esportes de diversas modalidades, abrigando o maior evento do campeonato mundial de bodyboard do mundo, ações ambientais e de sustentabilidade, música, cultura urbana, sendo um evento que é mais do que ‘apenas’ o maior festival de esportes ao ar livre do Brasil, mas algo que quebra barreiras com o seu propósito especial.