Nadine Altounji exalta a mulher do Oriente Médio em novo single

“Bint El Balad (Daughter of the Land)”, da artista canadense Nadine Altounji e que chega às plataformas digitais nesta sexta-feira (9), é uma celebração luminescente da identidade em evolução das mulheres de ascendência do Oriente Médio. Inspirada no filme egípcio de 1955 “Bint El Balad (Country Girl)” e no Trope no cinema egípcio da camponesa que vai à cidade e cai na vida pecaminosa de uma dançarina, Nadine decidiu reimaginar “Bint El Balad”, libertando-a do olhar autoritário do homem e oferecendo uma reflexão mais amorosa de suas irmãs e filha modernas.

O conceito e a letra da música são frutos de uma colaboração entre Nadine Altounji, Nadia Bashalani e Dana El Masri, três mulheres cujas raízes penetram profundamente no rico solo da terra natal de seus pais, Síria, Líbano e Egito.
A música “Bint El Balad” foi escrita e arranjada por Nadine Altounji e o baixista, compositor e renomado Mark Alan Haynes. Haynes, que é ex-aluno do renomado Minneapolis Flyte Tyme Studios, tocou nos álbuns Gold Platinum de Janet Jackson e Patti Labelle. Ele também continua a tocar internacionalmente com Nomadic Massive, Malika Tirolien, The International Choir of Prague e outros.

O vídeo de “Bint El Balad” foi filmado e editado por Victorine Sentilhes. Apresentando Nadine, Nadia e Dana dançando sob o sol do deserto, ele ilustra a evolução do bint el balad de uma figura capturada no passado para uma encarnação moderna e liberada da dançarina. Conforme ela evolui, suas roupas refletem essa transformação de uma garota tradicional em uma mulher liberada. Acima de tudo, “Bint El Balad” é uma história sobre mulheres, não como objetos a serem contemplados, mas como pessoas plenamente realizadas a serem celebradas. Neste universo íntimo do deserto, essas mulheres da diáspora cantam e dançam na totalidade de seu ser e na plenitude de suas identidades como mulheres do mundo.

“Bint El Balad” é o segundo vídeo lançado do próximo álbum “The Stories that Tie Us to Trees Vol 1.”, que ainda será lançado.

%d blogueiros gostam disto: