Programação especial no fim de semana do Dia Nacional da Consciência Negra

Desde o início de novembro a TV Globo exibe uma seleção especial de filmes para celebrar o mês da Consciência Negra. Neste final de semana e na segunda-feira, os títulos do ‘Sessão de Sábado’, ‘Supercine’, ‘Temperatura Máxima’, ‘Domingo Maior’, ‘Cinemaço’ e ‘Tela Quente’ trazem produções com protagonistas negros. Uma programação de filmes de sucesso e dois deles são inéditos na TV aberta!

Amanhã, 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, ‘Sessão de Sábado’ traz muita diversão com ‘Mudança de Hábito 2 – Mais Loucuras no Convento’. Na comédia musical estrelada por Whoopi Goldberg, a cantora Deloris Van Cartier volta ao convento St Catherine para ajudar as ex-colegas que estão com dificuldades para controlar uma escola cheia de adolescentes rebeldes. Apenas convencer que Deloris é uma freira já é um desafio, especialmente com um grupo de monges incompetentes atrapalhando. O longa de Bill Duke também conta com Maggie Smith, Kathy Najimy, Wendy Makkena e Mary Wickes nos mesmos papéis do filme anterior.   

Já no ‘Supercine’, o momento é de reflexão com ‘Doutor Gama’, lançado nos cinemas em agosto deste ano e inédito na TV aberta. O longa de Jeferson De, coproduzido pela Globo Filmes, é baseado na biografia de Luiz Gama, um dos personagens mais importantes da história brasileira, homem negro que utilizou as leis e os tribunais para libertar mais de 500 escravos. Nascido de ventre livre, Gama foi vendido como escravo aos 10 anos de idade para pagar dívidas de jogo de seu pai. Mesmo como escravo, se alfabetizou, estudou e conquistou sua própria liberdade, se tornando um dos mais respeitados advogados de sua época. Um abolicionista e republicano que inspirou um país inteiro. César Mello, Ângelo Fernandes e Pedro Guilherme interpretam o personagem principal três diferentes fases da vida. Mariana Nunes e Samira Carvalho interpretam Claudina Fortunato, esposa de Luiz Gama em duas diferentes fases.O filme ainda conta com Romeu Evaristo, Zezé Motta, Teka Romualdo, Sidney Santiago, Dani Ornellas, Alan Rocha, Erom Cordeiro, Johnny Massaro, Higor Campagnaro e Isabél Zuaa, entre outros. 

No domingo, dia 21, teremos “Wakanda Forever” na ‘Temperatura Máxima’! O grande sucesso da Marvel Studios ‘Pantera Negra’ protagonizado por Chadwick Boseman, falecido no ano passado, é baseado no personagem de mesmo nome da Marvel Comics. Na trama, após a morte do rei T’Chaka (John Kani), o príncipe T’Challa (Chadwick Boseman) retorna a Wakanda para a cerimônia de coroação. Nela, são reunidas as cinco tribos que compõem o reino, sendo que uma delas, os Jabari, não apoia o atual governo. T’Challa logo recebe o apoio de Okoye (Danai Gurira), a chefe da guarda de Wakanda, da irmã Shuri (Letitia Wright), que coordena a área tecnológica do reino, e também de Nakia (Lupita Nyong’o), a grande paixão do atual Pantera Negra, que não quer se tornar rainha. Juntos, eles estão à procura de Ulysses Klaue (Andy Serkis), que roubou de Wakanda um punhado de vibranium, alguns anos atrás.   

Décimo oitavo filme do universo cinematográfico Marvel e primeiro título solo do personagem, ‘Pantera Negra’ foi aclamado pela crítica especializada, com destaque para as performances do elenco, figurino, sequências de ação, trilha sonora, roteiro e direção. Os críticos e o público o consideram como um dos melhores filmes de super-herói de todos os tempos, principalmente, pelo significado cultural de um afroamericano liderar uma produção da Marvel Studios, além de um elenco composto majoritariamente por atores negros. Grande sucesso de bilheteria, foi o quinto título Marvel a ultrapassar a marca de um bilhão de dólares em arrecadação mundial. O filme recebeu diversos prêmios, com total de sete indicações no Oscar 2019, com vitórias para Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Direção de Arte. ‘Pantera Negra’ foi o primeiro filme de super-herói a receber uma indicação de Melhor Filme e o primeiro título Marvel a ganhar um Oscar. O filme também recebeu três indicações no Globo de Ouro 2019, obteve duas vitórias no Screen Actors Guild 2019 e doze indicações no 24º Critics’ Choice Movie Awards, vencendo três prêmios.

Mais tarde, o ‘Domingo Maior’ exibe ‘Caçada ao Presidente’, estrelado por Samuel L. Jackson e Onni Tommila. No longa de Jalmari Helander, após o avião em que estava ter sido abatido por terroristas, o presidente dos Estados Unidos (Samuel L. Jackson) está ferido e perdido no meio de uma zona rural finlandesa. E sua vida agora está nas mãos de Oskari (Onni Tommila), um tímido jovem de treze anos de idade que embarcou em uma viagem para provar sua maturidade a si mesmo e sua família, passando 24 horas sozinho na selva, armado apenas com um arco e flecha. Essa improvável dupla terá que se unir para sobreviver aos criminosos que seguem atrás do presidente. Com muitas sequências de ação, o filme também traz no elenco Ray Stevenson, Victor Garber e Felicity Huffman, entre outros.   

Na sequência, o ‘Cinemaço’ chega com mais um longa de ação eletrizante, com Denzel Washington e John Travolta nos papéis principais. Em ‘O Sequestro do Metrô 1 2 3’, Walter Garber (Denzel Washington) é um executivo da companhia de metrô da cidade de Nova York que, devido a uma suspeita de suborno, foi rebaixado para a função de coordenador de tráfego. Quando um dos trens do metrô, o Pelham 1 2 3, é sequestrado por um misterioso grupo, é ele quem mantém contato com Ryder (John Travolta), líder dos sequestradores. Ryder exige que a prefeitura lhe pague 10 milhões de dólares em uma hora, caso contrário matará um refém a cada minuto extra. A polícia envia à sede do metrô o negociador Camonetti (John Turturro), mas Ryder exige que Garber continue na função. O elenco do filme de Tony Scott traz ainda John Turturro, Luis Guzman, Michael Rispoli e James Gandolfini, entre outros.

Já na segunda, dia 22, o ‘Tela Quente’ exibe mais um filme imperdível: ‘Educação’, inédito na TV aberta. A produção inglesa dirigida de por Steve McQueen foi lançada em 2020 como parte da série antológica Small Axe. No drama, Kingsley chega a uma escola com necessidades especiais, descobre-se uma política de segregação que impede crianças negras de receberem a educação que merecem. Daniel Francis, Josette Simon, Kenyah Sandy, Naomi Ackie, Sharlene Whyte e Tamara Lawrance, entre outros, integram o elenco.

No sábado, dia 20, o ‘Sessão de Sábado’ vai ao ar após ‘O Melhor da Escolinha’ e o ‘Supercine’ será exibido depois de ‘Seleção do Samba’. No domingo, 21, ‘Temperatura Máxima’ será exibido depois do ‘Esporte Espetacular’ e ‘Domingo Maior’ e ‘Cinemaço’ serão exibidos depois do ‘Fantástico’. Na segunda-feira, dia 22, ‘Tela Quente’ vai ao ar depois de ‘Verdades Secretas’.

%d blogueiros gostam disto: