
Defensor da floresta, líder indígena, cantor e agora, ator. Mapu Huni Kuĩ vem rompendo inúmeras barreiras com o seu propósito de abordar a fauna e a flora em lugares distintos que, até então, eram tidos como inadequados para a discussão que ele deseja colocar em pauta, o meio ambiente. Desta vez, o cenário do debate será Cannes, cidade turística na Riviera Francesa famosa por ser palco de importantes premiações do audiovisual mundial.
Mapu viaja nesta sexta-feira (19) rumo à França e estará presente no jantar de gala que será realizado neste domingo (21), no recém-reformado hotel Carlton Cannes. A celebração possui como propósito lançar o “Amazônia Fund Alliance Program”, projeto que nasce de uma união entre a BFUCA, a Federação Brasileira de Clubes e Associações da UNESCO e a AMAZÔNIA FUND CLUB Eventos & Promoções. O evento contará também com outras personalidades brasileiras e internacionais, dentre elas Sônia Guajajara, Ministra dos Povos Indígenas, Osmar Ribeiro de Almeida Júnior, Secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Oliver Stone, cineasta e roteirista americano e Izabel Goulart, modelo reconhecida internacionalmente.
Além disso, o representante do povo Huni Kuĩ fará um importante discurso na segunda-feira (22) no evento MasterMind, trazendo a tona em sua fala importantes discussões como a demarcação das terras indígenas e soluções que preveem a diminuição do desmatamento e da caça, atitudes irreversíveis que já estão impactando o clima e que trarão danos ainda mais graves às próximas gerações.
Justamente pensando no futuro e também nas consequências já vistas e que com avançados estudos podemos prever, Mapu afirma que é preciso nos unirmos e nos fortalecermos, uma vez que precisamos deixar um bom legado aos que virão. “Aqui na terra nós somos um instrumento para facilitar a vida de muitas pessoas. Então, nós precisamos dar as mãos para juntos conseguirmos preservar, mantendo o equilíbrio do ecossistema como um todo, da floresta, da água, dos animais…pois um sem o outro não existe”, afirma o líder espiritual do povo Huni Kuĩ.
No ar em “Terra e Paixão”, novela transmitida em horário nobre na Globo, Mapu Huni Kuĩ está hoje ligado a grandes instituições como o Instituto Alok, The Boa Foundation e a Unesco. Além disso, desde 2015 ele possui um projeto social em Rio Branco – AC, que atua com o fortalecimento da identidade cultural do povo Huni Kuĩ, dando suporte a família nativos em vulnerabilidade social.
O líder espiritual vem alcançando espaços de grande visibilidade, o que para ele é muito importante, afinal, apenas desta maneira ele consegue compartilhar a mensagem que a floresta envia, através dos povos indígenas. “Se engana quem pensa que a floresta não possui algo a dizer, ela vem clamando por socorro e os desastres naturais já nos alerta que precisamos parar e ouvir o que ela tem a dizer”, finaliza Mapu.