Na manhã de 8 de julho de 1947, a assessoria de imprensa do Exército dos Estados Unidos distribuiu um comunicado à imprensa sobre a recuperação de restos de um “disco voador” que caiu no deserto do Novo México próximo a Roswell. A notícia se espalhou para o mundo inteiro, mas no final do mesmo dia, o Exército divulgou um segundo comunicado afirmando que o objeto era apenas um balão meteorológico.
Caso Roswell: Diário da testemunha, episódio inédito de Grandes Mistérios da História com Laurence Fishburne, dividido em três partes, explora esse caso até hoje envolto em mistérios, a partir do diário do major da Inteligência Jesse Marcel, recentemente encontrado por sua família entre os documentos militares. Seu conteúdo misterioso, repleto de mensagens codificadas, relata a verdade sobre esse célebre caso envolvendo óvnis. A estreia é sábado, 24 de abril, às 21h20, no canal History.
Marcel foi enviado pelo Exército dos Estados Unidos para apurar as notícias do objeto caído do céu na cidade de Roswell. Todas as amostras, documentos, relatos e fotos coletados pelo major foram confiscados pelo Exército, assim como os destroços do objeto voador e corpos alienígenas. Mas até a sua morte, Marcel sempre afirmou que se tratava de um óvni.
Este episódio especial acompanha Ben Smitt, ex-agente da CIA, em sua visita à família da Marcel, de quem recebeu o diário, marcando o início de sua jornada investigativa. Smitt conversa com testemunhas e outros especialistas no assunto e segue atrás de evidências que comprovam o que o Governo norte-americano sempre escondeu.
A produção original Grandes Mistérios da História com Laurence Fishburne (History’s Greatest Mysteries), série exclusiva do History, apresentada pelo ator conhecido pelo icônico personagem Morpheus, de Matrix, investiga o que há por trás dos maiores e mais famosos mistérios que intrigaram o mundo, revelando informações desconhecidas e desafiando tudo o que se pensava saber sobre eles.