De todos os cantos do mundo, o Caderno Pop apresenta as apostas musicais de setembro!
Josie Bello
A estadunidense Josie Bello abre setembro com o novo single, “They Lie”:
Esplan
A banda gaúcha Esplan, liderada pela cantora Vanessa e pelo baixista e compositor Eduardo B, lançou recentemente seu primeiro single chamado “Quando Chega a Hora”. A música transmite um clima melancólico, por conta de sua letra reflexiva e da melodia que mistura as influências indie/pop-rock e clássicas da banda.
Deleh Wilson
Saudade de encontrar quem a gente gosta, de risos bestas e abraços; saudade de dançar agarradinho num São João que a pandemia tirou de nós; dos palcos, de tocar, ver shows e encontrar as amizades. E daquela pessoa especial, daquele cheiro, daquele momento… Tudo isso e muito mais em “Shot de Saudade”, novo single do Deleh Wilson:
PJ Ridolfi
De Salvador/BA, PJ Ridolffi começou a lançar músicas autorais como artista solo em 2020. Todas elas gravadas em seu quarto, inspiradas pelo DIY (Do It Yourself – Faça Você Mesmo). Antes disso, ele fez parte de algumas bandas da cena rock local de Salvador. Agora ele lança “Deixa a Luz Entrar”, que é sobre uma pessoa que muitas vezes sozinha e incompreendida, busca encontrar força interior para continuar a trilhar o seu caminho. Confira:
Rora Wilde
Confira o novo single da estadunidense Rora Wilde, “Sober Dead Drunk or Alive”:
Danny Starr
O choro comovente de um roqueiro inglês diante da perda de entes queridos, três minutos crus e sensíveis, é assim que resume a nova faixa de Danny Starr, “Painting Over Bad Blood”. Ele combina elementos pop e cativantes em torno do baixo e da guitarra elétrica, reminiscentes dos Arctic Monkeys e The Kooks, e a força emocional que emana da escrita de Danny, na trilha os novos ícones do rock britânico, de Idles a Fontaines DC.
Gio Vieira
“Te amo tanto (e você sabe)” é o 11ª música lançada do Cantor e compositor Paulista, Gio Vieira. Ela fala sobre escolhas, afastamentos, caminhos e amor. É sobre aprender com a estrada que trilhamos, mesmo com tropeços, o amor nunca é deixado a beira do caminho.
PIB
O produtor francês PIB lança um remix incrível de “Ordinary World” do Duran Duran:
Alumia
Alumia é o projeto de MPB/rock de Raphael Montechiari. “Esse é um som inspirado nos grandes mestres da música mineira, desde Lô Borges e Milton Nascimento, passando por Beto Guedes, Toninho Horta e Flávio Venturini, até os ventos do 14 Bis e do Terço”, conta.
Banda Renegas
Depois de um hiato de 17 anos a banda Renegas volta com força total lançando o single “Marcha Fúnebre”. O lançamento é o primeiro de uma série de novidades que a banda trará nos próximos meses.
Estella Dawn
De roubar os holofotes a roubar sua garota, a produtora, cantora e compositora neozelandesa Estella Dawn chega com seu novo single sofisticado e cativante, “Steal Your Girl”:
Ciel Blue
De Capão Redondo, São Paulo, nasceu o projeto Ciel Blue, formado pelos irmãos Thiago e Tharcisio, que compartilham o gosto pela arte. A música da Ciel Blue traz uma mistura de estilos que resultam numa espécie de “NeoFolk” abrasileirado e suas composições se estendem às grandes questões da sociedade, com suas inspirações indo de Mano Brown à Bob Dylan. Ouça “Vagando Pelo Cais”:
Brenda D’Angelis
Com apenas 13 anos, Brenda D’Angelis lança terceira música autoral, “Imperfeição”;
Dylan Rafael
Dos EUA, Dylan Rafael lança seu primeiro single, “Ancestral Groove”.
Wix Patton
Dos EUA, Wix patton lança o single “Outstanding (3:00 PM)”:
Sonder City
Também dos EUA, Sonder City liberou a dançante”Best Friend’s Girl (BFG)”.
Devilish Dear
Depois de quase cinco anos, o trio shoegaze carioca Devilish Dear lança “Evidence”, primeiro single do segundo álbum, “Army of Nothing”.
Josiah Mann
“Angel”, do estadunidense Josiah Mann, é uma música indie pop que utiliza vocais harmônicos, guitarra acústica na varanda dos fundos e piano imponente, quase como Ed Sheeran ou John Mayer. “Eu escrevi a música ‘Angel’ 16 anos atrás, depois de me apaixonar pela primeira vez”, compartilha Josiah. “Antes desse relacionamento, eu nunca estive em um relacionamento sério quando adulto e realmente lutei contra a baixa autoestima. Para o mundo exterior, eu parecia estar realizando muito com a minha vida, mas estava super solitária”, conta o artista.
Simone Eversdijk
Essa é da Holanda! Com um objetivo claro de atingir um sentimento de poder e positividade em seus ouvintes, o pop edificante de Simone Eversdijk, “Never Stop Dreaming”, combina uma performance vocal poderosa e dominante com letras espirituosas, uma sensação estimulante de unidade rítmica e fortes ganchos melódicos entregar uma faixa que tenha o simples desejo de inspirar.
Bia Bergman
“Me Tira Pra Dançar” marca uma nova fase na carreira da artista e traz um estilo diferente do que já foi lançado por ela. É envolvente, dançante, jovial e moderna, com uma pegada de Brasilidade que mescla o beat do pop junto à sonoridade da Nova MPB, muito convidativo para qualquer ocasião.
Hafnia Pop
Hafnia Pop é uma música de desgosto enevoada com um toque de noire nórdico. Formada em Copenhague durante a pandemia de Covid-19, a dupla combina paisagens sonoras melancólicas com vocais sonhadores meditando sobre amor, perda e solidão. “Long Goodbye” é o segundo lançamento de um próximo álbum. A música, que é sobre perder seus entes queridos, é escrita e produzida por Hafnia Pop.
Henry Aberson
De Tulsa, nos EUA, Henry Aberson lançou o single “Vibe A”:
Roma Diferenciado
De família nordestina e criado no ABC Paulista, Romário Sousa ou Roma Diferenciado teve diversas influências músicais durante toda a vida, de Djavan a Linkin Park, de Pépe Moreno a Racionais, de Skrillex a Matuê, e isso se reflete em suas composições. Confira “Bumbum de Metraladora”, que faz parte do EP “Piseiro e Paredão”:
Zé Gustavo e Gabriel
A dupla Zé Gustavo e Gabriel lança a primeira música da carreira, “Lingerie Branca”.
Lori
Lori é uma artista pop ítalo-brasileira com forte influência do EDM/synthpop/R&B. Ela apresenta o single “Prision of my Mind”, primeiro em inglês da artista.
Exorbitantessp
Banda formada em 1987 na onda do rock Brasil, traz a “Receita Para Ser Candidato”, letra de 1988. Confira:
Royce DeZorzi
O francês Royce DeZorzi apresenta a insturmental “One for John”:
Marlon Cherry
De origens afro-mauritianas Marlon Cherry nasceu na cidade tropical ensolarada de Durban, Kwa-Zulu Natal, Zululand na África do Sul e é um cantor/compositor que tem se destacado com muitas bandas em sua vida, da África do Sul a Reino Unido, Itália e Brasil desde os 6 anos.
Eric Frence
Preparem-se para muita guitarra e violâo com o novo single do francês Eric Frence, “Barracuda”:
Spiky
A estadunidense “Spiky” (Christine Malvasio) é fundadora e CEO da Diamond Distro, que compreende Diamond Distro Publishing, Diamond Distro Records, Diamond Distro Management e Diamond Distro Studios. Agora, ela investe na carreira de DJ e produtora. Confira:
Ave Gart
O estadunidense Ave Gart escreveu “Daddy’s Arms”, uma canção para sua filha.
Pedro Norton
Preparem-se para essa voz! Pedro Norton começou a tocar aos 9 anos, quando ganhou seu primeiro violão, ali começou sua paixão pela música e seu desenvolvimento musical. Desde cedo muito criativo na criação de arranjos musicais e versos, logo começou a compor suas próprias músicas. Aos 12 anos escreveu sua primeira música, e compor foi se tornando rotineiro em seus dias. Confira “NASA”, seu mais novo single.
Femme Fatene
Em seu single “Volar”, Femme Fatene se atreve a se reconectar com suas raízes africanas graças a Pblo, um produtor musical do Zimbábue que mora em Manchester. Nesta faixa, Femme Fatene experimenta gêneros como afrobeat, pop e r&b, para entregar uma sonoridade diferente e muito particular, com a qual já nos surpreendeu em trabalhos anteriores.
Daddy Funk
Daddy Funk é Simon Greenhill, um artista musical do Reino Unido. Ouça o single “140”:
NewMen
Com uma nova proposta revisionista da NewWave, o duo curitibano NewMen lança seu primeiro EP, “Only Humans”, tendo como carro-chefe a canção “Immobile Mountains”. “Liricamente a canção fala sobre dúvidas e certezas acerca da fé, tecnicamente temos um baixo e um sintetizador marcantes acalentados por uma guitarra de bom gosto e com mudanças de andamento que trazem junto à NewWave um pouco do rock progressivo”, conta o duo.
Ronia Marques
Ronia Marques, baiana, compositora e cantora de MPB lança o single “Saudade com Acento”. Com uma interpretação doce e delicada, Ronia traz uma visão e sentimentos diferentes sobre a saudade. “Sim, a saudade causa solidão e tristeza, mas apenas quem ama tem o privilégio de sentir saudade. Apesar da dor do sentir falta, a saudade vem “acentuar” ainda mais o amor, ideia que traz a ambiguidade para o título da canção denominada “Saudade com Acento””, conta.
Smelo
Do Camarões, Smelo divulga o single “Ma Ding Wa”:
Dynasty Four
Do Canadá, Dynasty Four é o mais recente projeto de Andrew & Nikkole Couture, a dupla por trás de First Person Shooter, The Nancy Boys e Jinx Malloy.
Jack West
O estadunidense Jack West lançou o poderoso álbum “Numb”, que traz faixas incríveis da nova promessa artística dos EUA.
Metò
Mais um sucesso do Canadá, o cantor Metò apresenta o single “1000 Times”:
Mappia
“Nem São 3 Ainda”, da cantora Mappia, é sobre uma noite de festa, flertar e aproveitar uma balada brasileira. “Ela exala o calor e a energia do nosso país tropical. Essa música nasceu durante um processo de imersão nos ritmos latinos e brasileiros, ela é fruto das nossas raízes e é o primeiro single do meu EP que vai sair dia 30 de setembro e que também conta com toda a envolvência latina. Eu espero que as pessoas dancem muito ao som dessa, que sintam a energia e o orgulho de ser brasileiro”, conta a artista.
William Is
A maior ferramenta é a arma mais poderosa. “Grow Crazy” é o último single do artista multimídia de Chicago, William Is.
Yago Helbig
“Love Again” é o terceiro single do EP “Cycles”, do artista gaúcho Yago Helbig. “Essa é a música mais triste, vulnerável e que as pessoas mais podem se identificar que já escrevi, pois ela fala sobre um período difícil de término de relacionamento quando me senti perdido depois de perder alguém que eu amava. Eu espero que quem a escute possa se conectar ao sentimento que demonstro nessa canção”, conta.
Olivier Metayer
O francês Olivier Metayer escolheu Marie Lindvall para interpertar sua primeira composição, “Selfish”. “A música é sobre um homem que quer se tornar pai mesmo sabendo que pode não ser uma boa ideia porque seus filhos teriam que lidar com um mundo perigoso com muitos problemas herdados das gerações anteriores”, conta o compositor.
Julio Meloni
Animada e dançante, “Visão Sideral” é música para fazer todo mundo cantar seu refrão fácil e contagiante. Segundo single do cantor e compositor estreante Julio Meloni, o som mistura influências do pop-rock dos anos de 1980 com ingredientes eletrônicos do indie contemporâneo, criando uma sonoridade pulsante e futurista.
Janu
Janu faz da sua música um mergulho pessoal, regional e universal, onde ritmos, estilos, líricas e sotaques se multiplicam e se combinam de modos inesperados. O novo disco, “Miolo do Oxente”, traz no título a intenção de entrar a fundo nas suas raízes, e ainda ir além. Sem se limitar aos estereótipos de um nordeste plural, ele une ritmos locais a outros vindos de longe.
Peter Lake
O enigmático cantor estadunidense Peter Lake lançou o single “Southern Palm (Your Lifeline)”.
Angebar
Num estilo indie folk, o francês Angebar lança “Smoke Screen”. “A faixa deixa muito espaço para guitarras eletroacústicas fazerem desta peça uma viagem e uma reflexão sobre o mundo dos quadros que é essencial em todas as vertentes das nossas vidas”, conta.
Theus
“Mais”, o terceiro trabalho autoral do cantor Theus, segue a linha pop eletrônica apresentada em seus trabalhos anteriores. Seu som permanece como um convite para dançar, ouvir a história que está sendo contada e se jogar na intensidade pedindo – assim como diz o nome da música – por mais. Theus assina a composição da faixa e vem produzindo seu trabalho no estúdio Argus, em Juiz de Fora, com Sérgio Leite na produção e direção geral e Pablo Garcia nos arranjos.
Isabella Bretz
Dominar o corpo através da mente. Ao longo da vida, vemos muitos livros e mensagens em geral ensinando como fazer isso. É importante, claro. Mas há muito o que o físico pode ensinar para a nossa cabeça. Assim, bem no encontro entre corpo e mente, está “Sentido”, novo single do álbum de folk de Isabella Bretz e Rodrigo Lana.
Jova
Jova é a encarnação artística de Diego Jovanholi, cantor e compositor fluminense que prepara o caminho para as próximas canções. Seu novo single, por outro lado, é a reencarnação: “A fantasmagórica fantástica história de amor de Adoniran e Nair (FFHAAN)” imagina, em tons de synthpop e com bom-humor, um romance entre Adoniran Barbosa e Nair Belo, mesmo após a morte. O lançamento chega acompanhado de um clipe, dirigido por Vitor Granja e Pedro Landeiro.
Ato Perez
O holandês Ato Perez lança “Death: Smoking Inside, Pt.6”:
Martte
“AMOR É ARTE” é o segundo álbum do cantor e compositor MARTTE, jovem artista de 25 anos, preto e LGBTQIAP+, promessa da música pop brasileira. Em seu segundo álbum autoral, o artista celebra sua existência e sentimentos trazendo influências de Dancehall, Afrobeats, Música latina e brasilidades, além de sonoridade Pop. As 10 faixas do álbum foram selecionadas entre quase 100 composições de MARTTE produzidas por Gui Morais na Irlanda, remotamente, durante a pandemia, e conta com participação de artistas brasileiros e estrangeiros.
Lindsay Waddington
Lindsay Waddington é um guitarrista australiano premiado internacionalmente, multi-instrumentista, compositor, produtor e amante da música que procura ajuda para compartilhar sua música ao redor do mundo. Seu estilo é único, mas universal, sua forma de tocar guitarra não se encaixa em nenhuma caixa de ‘gênero’ específica. Conhecido principalmente por sua música instrumental com quase 5 milhões de visualizações no YouTube. Ele toca uma música de estilo muito melódico, de americana a espanhola, e sem letras, seu produto é inegavelmente mundano, sem barreira linguística.
Nishan S
Como aqui divulgamos artista de todo o mundo, desta vez trazemos o indiano Nishan S. O objetivo da música “Saagu Nee” é expressar a mensagem: “Mantenha o foco, continue trabalhando duro para seus objetivos, e não importa o que um dia você sem dúvida alcançará”, à luz das dificuldades que todos enfrentaram nos dois últimos anos devido à pandemia global de Covid-19.
Elizabeth Metcalfe
Da Nova Zelândia, Elizabeth Metcalfe lança o single “Seasons”:
American Standard
De San José, na Califórnia, a banda American Standard lança o single “In The End”.
Belita
Belita é uma cantora e compositora da nova geração de música pop. Italiana de mãe baiana brinca com sonoridades italianas e clássicas e toda sua brasilidade e o gingado baiano em canções. Nos últimos meses Belita conquistou espaços editorias relevantes como as playlists Flora, Ecoando Pop, Novidades da semana entre outras. Recebeu um destaque no TikTok e gravou seus dois primeiros feats: uma canção com Laïoung, para o público italiano, e outra com Bruno Chelles do 3030, para sua última canção de 2022. “Oxi, Dio Mio!” é a quarta faixa do ano.
Fleabustiers
Fleabustiers é um coletivo nascido da pandemia e composto por músicos franceses e ingleses que se viram incapazes de ensaiar, gravar e se apresentar ao vivo. À medida que ficaram suspensos no tempo, esses músicos perceberam que podiam acabar com as regras, esconder-se em uma enseada secreta e banhar-se em indulgência musical.
Leila
Leila é uma cantora franco-canadense que vive em Paris. Estudou canto desde a infância, primeiro no Conservatório de Paris e depois na UQAM (Université du Québec à Montréal), em canto clássico e pop. Ela oscila entre Paris e Montreal para sua carreira musical e desenvolveu um lado empreendedor ao longo dos anos, enquanto se apresenta e faz parte da equipe de programação de La Mazane, um café cultural no centro de Paris.
The Color Study
Dos EUA, a banda The Color Study é liderada por Scott Oliphant, e apresenta Melissa Atillo nas teclas e vocais, Matt Jackson no baixo, Miguel Mendoza nos metais, Andy Jacobs na bateria e vocais e Steve Reinhardt na guitarra. Confira o single “I Wanted Light/Between”:
KarHa
Da França, o duo KarHa, formado por Karine e Harry, apresenta “Indomptable”, que é uma ode ao amor, feminilidade e liberdade.
Kiey
Do Vietnã, Kiey traz “Right When The Sun Rises”.
Tio Alberto
A banda Tio Alberto lança o seu primeiro EP, “Enfim”, em todas as plataformas digitais. O EP conta com seis faixas, dentre as quais 3 já foram disponibilizadas nas principais plataformas digitais ao longo deste ano. “Não Adianta”, “Deixa Estar” e “Juízo Final” são as músicas que completam o EP, acompanhadas das já lançadas “Navegador”, “Pequena Onda” e “Sem Você”.
Saint Chaos
O single “Ghosts & Monsters” de um dos mais promissores artistas de rock alternativo da Alemanha, “Saint Chaos”, é uma música divertida e cativante.
divine&acajou
Em “You Got Me Here”, divine&acajou entrelaça a sua voz cristalina com a sonoridade refinada de uma guitarra folk e de um jazz bass, tudo pontuado por ritmos africanos. As vozes do divino e do mogno procuram-se, encontram-se, transformam-se e movem-nos em coros celestiais, apelando ao relaxamento absoluto. O título convida você a se desapegar completamente. É um chamado amoroso que já encontrou sua resposta.