Um dos maiores festivais de videomapping do Brasil terá programação intensa nos dias 12 e 13 de outubro no Mercado Modelo, em Salvador. Artes visuais, tecnologia, memória e espaço público são os temas centrais do SSA Mapping, que chega à sua 5ª edição. Maior festival do gênero no Nordeste, o evento continua sua itinerância por cartões-postais da capital baiana, agora em um dos locais mais icônicos da cidade: o Mercado Modelo. O festival acontece durante o final de semana dos dias 12 e 13 de outubro, na Praça Maria Felipa, aos pés do Elevador Lacerda, com projeções visuais na fachada do edifício histórico.
Os destaques desta edição são as performances de música-imagem com encontros como o da orquestra de berimbaus de mulheres Igbadu com as VJs Vic Zacconi e Maribê, da banda Aguidavi do Jêje com yow!, e do cantor Lazzo Matumbi com a VJ Kelly Pires. O festival contará com a participação de mais de 180 artistas em diversas instalações e intervenções urbanas, compondo uma verdadeira “festa das luzes”.
Além disso, em comemoração ao Dia das Crianças, o festival terá uma programação especial para o público infantil, incluindo pintura facial, pula-pula e a performance com bolhas de sabão gigante da artista Bia Gigante.
A programação é totalmente gratuita e começa às 16h com os “Rolés”, passeios guiados que aproximam o público do território com audiodescrição para pessoas com deficiência visual. A Feira Criativa começa às 17h, seguida da exibição da “Mostra 360º”, que inclui 15 obras nacionais e internacionais em uma estrutura de projeção geodésica interna, além de intervenções como “Phoenix”, de VJ Spetto, e “Digital Landscape”, de Homem Gaiola.
O SSA Mapping garante acessibilidade, com setores adaptados para pessoas com deficiência, mobiliário especial e audiodescrição das obras exibidas. As instalações e os serviços oferecidos na Praça Maria Felipa são totalmente acessíveis, garantindo inclusão a todos os públicos. Mais informações no site ssamapping.com.br.