“Mania 2000” é o EP de estreia da multiartista carioca Tontom, de 17 anos, filha da atriz Heloísa Perissé. O novo EP traz 5 faixas de autoria e interpretação de Tontom, produzido por Guilherme Lirio, que trabalha com artistas como Gilberto Gil, Ana Frango Elétrico e Raquel Dimantas. O projeto traz canções recheadas de doçura, estilo, personalidade e profundidade. As faixas passeiam por diversos gêneros musicais, mas ainda assim sustentam uma forte identidade.
Para apresentar seu primeiro trabalho ao público, o Caderno Pop bateu um papo com a artista carioca. Confira!
Caderno Pop: Depois de “Tontom Perigosa”, você está lançando o EP Mania 2000.
O que significa esse nome pra você e por que o escolheu?
Tontom: O nome “Mania 2000” veio enquanto eu bisbilhotava as letras das músicas do EP tentando procurar um título que pudesse criar uma relação entre as 5 canções que, apesar de terem aspectos parecidos, são muito diferentes entre si.
A palavra “mania” eu peguei da letra de “Tontom Perigosa” e o “2000” de “Crises 2000”. O número 2000 tem alguns símbolos, tanto o nosso milênio quanto o número quantitativo, que uso na música “Crises 2000” como uma gradação. Acho que esse título traz um ar descontraído, jovem e divertido para o EP. Ele consegue manter a essência do que quero passar com as músicas e tem um “Q” de nostalgia, que é algo que une todas elas.
CP: Como é o seu processo de composição? O que te inspira?
Tontom: O meu processo de composição varia muito. Quando pego o violão pra escrever uma música, geralmente crio a harmonia primeiro e depois vem o resto. Mas, às vezes, a música me atravessa do nada, aí pode vir uma letra ou uma melodia a qualquer momento.
Uma coisa que funciona para mim é quando eu tenho uma ideia de título ou frase durante o dia e deixo ela borbulhando na mente. Aí, quando chega a noite, a música vem parecendo que já estava pronta há décadas! O que me inspira muito também é assistir o processo criativo de outras pessoas. Por exemplo, “Get Back” – documentário dos Beatles – mostra de pertinho algo que parece tão distante por ser considerado genial. Acho que lembrar que compositores são gente como a gente, faz eu acreditar que eu consigo também e me dá vontade de criar!
CP: Qual a mensagem que você quis passar com suas músicas?
Eu acho que, de certa forma, todas têm um ar leve! Quero que as pessoas se divirtam e se sintam atravessadas pelas músicas de alguma maneira.
CP: Sobre seu single de lançamento, “Tontom Perigosa”, como tem sido a repercussão?
Tontom: A repercussão de “Tontom Perigosa” tem sido ótima! Eu queria muito que a música chegasse em pessoas novas, que furasse a minha bolha, mesmo que de maneira sútil, e aconteceu! Muitas pessoas me conhecendo a partir da música e muitos comentários positivos. Estou muito feliz com o caminho que a música está me levando e com o público que está chegando, mesmo!
CP: Ter pais famosos influenciou na sua decisão de seguir carreira artística?
Tontom: Ter pais famosos não tem relação alguma com a minha escolha. Por eles serem artistas, os dois sempre me incentivaram a ser livre para criar também. Acho que a influência está aí e não no fato deles serem famosos.
CP: Eles te apoiaram?
Tontom: Meus pais sempre me apoiaram muito em todas as áreas da minha vida, não só na carreira. Tenho uma sorte imensa de ter pais que confiam tanto em mim e têm tanto prazer em acompanhar minha trajetória. Meus pais são meus fãs número 1 e, desde que sou muito nova, fizeram questão de deixar isso claro! Acho que hoje em dia eu tenho tanta força e coragem de ser quem sou porque meus pais sempre me admiraram muito e nunca me fizeram duvidar do meu potencial. E nunca passaram dos limites a ponto de eu virar uma pessoa sem noção e mimada. Acho que esse apoio e a confiança dos meus pais é um dos meus maiores presentes de vida.
CP: Para finalizar, já show marcado?
Tontom: Ainda não! Mas já estou trabalhando nisso e logo logo as datas serão anunciadas nas minhas redes sociais!
Acompanhe a artista nas redes sociais e ouça o EP em todas as plataformas digitais:
https://www.instagram.com/tontommmmm/
Comments 1