Em novembro de 2020 a Tropicadelia lançou seu EP de estreia: “Não Acabou”. O trabalho trazia como tema a resiliência e o desgaste em relação ao obscurantismo na política e em parte da sociedade. Na mesma sessão das 4 faixas do EP, foi gravada uma releitura de “Comportamento Geral”, do Gonzaguinha. Dois anos depois, com o tema de “Não Acabou” ainda presente no dia a dia, a Tropicadelia encerra esse ciclo temático com o lançamento do clássico repaginado de Gonzaguinha. Lançado pelo Selo Curva, o single já está em todas as plataformas de streaming.
A gravação da música foi feita no início de 2020, antes da chegada da pandemia. Quando a banda se isolou por alguns dias em um rancho e saiu de lá com o EP e o novo single gravados. “Comportamento Geral foi a faixa que gravamos mais rápido, a ideia já estava tão formada na nossa cabeça, que acho que logo o segundo take já foi o definitivo. Pouquíssima coisa foi adicionada na pós-produção”, explica Fernando Kid, vocalista/guitarrista.
Musicalmente, a releitura sintetiza muito a proposta sonora da banda desde o início.
“É quase uma carta de intenções da Tropicadelia. Tem groove, peso e psicodelia. Cruza influências clássicas e contemporâneas da música brasileira e a letra dialoga com o que vínhamos fazendo até então”, destaca Renan Augusto Dias, baterista.
Segundo a banda, “Comportamento Geral” era pra funcionar como uma faixa bônus do EP “Não Acabou”. No entanto, resolveram não lançar naquele momento. Em 2021 veio o single/clipe de “Khanimambo”, se distanciando dos temas antes abordados, servindo como um respiro. E agora “Comportamento Geral” para encerrar esse ciclo temático. “Não quer dizer que as letras não vão mais abordar temas relativos à crítica social, mas isso deve deixar de ser um norte ou um conceito para os próximos trabalhos, como foi no EP de 2020”, ressalta Eduardo Martinez, baixista da Tropicadelia.
Clipe
O clipe foi produzido pela Menos K Filmes e dirigido pela artista multimídia Flávia Baxhix. Filmado no palco do teatro Castro Alves em Araçatuba, o vídeo mostra a banda tocando a música em meio a um jogo de efeitos e a prevalência do vermelho, cor adotada nessa fase atual da banda. As camadas vão se sobrepondo ao longo do clipe em conexão com a intensidade crescente da música.
Tropicadelia
A Tropicadelia foi formada no final de 2016 em Araçatuba/SP. A proposta foi trazer músicas brasileiras dos anos 70 para um formato power trio de rock, com uma tendência para tropicália e psicodelia. Com o tempo, naturalmente vieram também as canções próprias. Hoje a banda tem lançados 3 singles, um EP, 2 clipes, além de diversas live sessions. A banda já se apresentou por toda a região de Araçatuba, com destaque para o Q Festival 2018, que teve como headlines Biquíni Cavadão e Gabriel O Pensador. E também em 2019, quando a banda abriu o show de Marcelo Jeneci no Flibi, festival literário de Birigui.
Ficha Técnica:
Single
Voz, guitarra e mix: Fernando Kid
Baixo: Eduardo Martinez
Bateria: Renan Augusto Dias
Master: Alexandre Soares
Gravações: TruePeak Studio
Clipe
Produção: Menos K Filmes
Captação e Direção: Flávia Baxhix
Iluminação: Edd Ronald
Edição e Finalização: Eduardo Martinez