Você já parou para pensar “Qual foi o primeiro filme de terror do mundo?” Bom, o gênero terror existe desde os anos 1920, com o filme O Gabinete do Dr. Caligari (1920), dirigido por Robert Wiene. O longa é considerado um marco inicial do gênero e um dos pilares do horror psicológico. A obra é referenciada e exaltada até os dias de hoje, sendo uma referência eterna na construção de cenas, na ambientação de medos e no uso sugestivo de elementos de cena.
É difícil subestimar o impacto deste filme. Qualquer argumento para descrevê-lo como “O Gabinete do Dr. Caligari” realmente é deve reconhecer sua importância inegável. Trata-se de uma obra-prima fenomenal, aclamada ao longo dos anos por tudo que trouxe ao cinema.
Talvez você ache que o filme seja falível, datado ou limitado. Mas a paixão ou o sentimento que um filme desperta depende de como ele ressoa com você. O Gabinete do Dr. Caligari tem muito a ser admirado, mesmo após mais de cem anos de seu lançamento. Da trama simplista, surgiram cenários, temas e características que moldaram o gênero de terror, ficção científica e monstros no cinema.
Desde o médico louco que sucumbe à insanidade e se torna um monstro descontrolado; uma cena iluminando o complexo ‘bela e a fera’ quando Cesare captura Jane, uma história de assassinato que se transforma em um conto de horror de mistérios perturbadores, até a psicose como origem do horror maligno no filme, e uma reviravolta insana que muda completamente a perspectiva do filme. Esses são apenas alguns dos elementos que tornam o filme tão impactante.
A forma como esses detalhes definiram uma série de outros clássicos icônicos dentro da cultura pulp é impressionante. O filme inspirou um gênero inteiro e a própria composição do cinema até hoje e muito além, instantaneamente definindo-o como uma obra-prima notável. Mas além da “importância histórica”, O Gabinete do Dr. Caligari ainda é um filme fantástico por seus próprios méritos.
Os cenários expressionistas desenhados são brilhantemente deslumbrantes, e a atmosfera onírica e excêntrica prende o espectador quase instantaneamente. A história é macabra, violenta e perversa, abordando temas como controle, assassinato e abuso, não sendo nada reconfortante de assistir. Suas alegorias pungentes fixam-se na mente do público, com um desenvolvimento imprevisível que exige total dedicação e atenção, culminando em um final inesperado e psicologicamente perturbador.
Este é um dos filmes que moldaram o cinema. Mesmo outros filmes que fizeram o mesmo em conceitos e ideias brilhantes não diminuem o poder e a força que O Gabinete do Dr. Caligari ainda carrega. Ele cria uma história perfeita com uma atmosfera assustadora e conceitos atemporais, cimentando um gênero cinematográfico através da arte como uma verdadeira forma de expressão da mente humana em tempos sombrios.
O Gabinete do Dr. Caligari – Robert Wiene: ☆☆☆☆☆
Comments 1