Xenia França reflete sobre empreendedorismo: “eu me dei conta que já conseguia voar”

A cantora Xenia França participou do terceiro dia do Festival ‘Converse com Outras Ideias’, que está sendo realizado pela GloboNews, com mediação de Aline Midlej nas redes sociais do canal, g1 e na página da Globo no LinkedIn. Ao lado de Alana Leguth, sócia-diretora da KondZilla, e de Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta e CEO da PretaHub, a artista baiana refletiu sobre empreendedorismo diverso.

“Então, saí da casa da minha mãe, ainda adolescente, para vir morar em São Paulo e começar uma carreira, fazer a minha música. E quando cheguei na cidade, eu me perguntava se haveria outras cantoras negras, me sentia muito sozinha. E de repente, eu me dei conta que já conseguia voar, pensar com a minha própria cabeça, colocar em prática os meus interesses, pensar minha estética, meu próprio negócio, seguir a minha intuição”, apostou ela, que trabalhou para lançar o primeiro disco e depois viu tudo acontecendo. Em 2018, foi indicada para o Grammy Latino de 2018 nas categorias Melhor Álbum Pop Contemporâneo e Melhor Canção em Língua Portuguesa: “E de repente, eu estava fazendo uma carreira internacional., fazendo show pela primeira vez no Central Park. Se não tem espaço para mim, eu crio. E a gente olha e pensa: ‘O Brasil é uma potência, é só uma questão de ajuste, de investimento a longo prazo em tantas pessoas’”.

A cantora acredita ainda que a sua relação com a arte também foi afetada pela reclusão forçada pela pandemia de Covid-19, assim como sua visão de mundo, e de toda a sociedade. “Acho que as pessoas estão se interessando pelas coisas de uma forma diferente, com mais sensibilidade, com mais criticidade. E a mudança é inerente ao nosso tempo. A gente vê tudo aqui, agora, horizontal e linear, mas a gente é um sistema dentro do sistema. Acredito que existe uma manifestação energética em curso. Também estamos suscetíveis a ela de qualquer forma. Tem uma frase que diz: ‘Intelectuais não acreditam em Deus, mas eles sentem do mesmo jeito (risos). Eu sou pisciana, mas esse tempo de reclusão me deu a chance de ser mais pisciana, de ficar mais no meu planeta. Percebo que todo mundo ficou mais honesto consigo mesmo”, defendeu a cantora, que, nesta sexta-feira, dia 19, faz show no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e em setembro também é uma das atrações do The Town.

O Festival ‘Converse com Outras Ideias’, acontece até amanhã e está sendo transmitido ao vivo, a partir das 18h, nos perfis oficiais da GloboNews nas redes sociais, na página da Globo no LinkedIn, e no Tiktok, Youtube e site do g1.

Sair da versão mobile