A cantora Aya nasceu em Los Angeles, Estados Unidos, mas foi em terras brasileiras que sua paixão pela música floresceu. Filha de pais brasileiros, ela veio para o Brasil aos dois anos de idade e se estabeleceu em Goiânia, o coração da música sertaneja. “Eu nasci em Los Angeles, mas a maior parte da minha vida eu passei no Brasil,” lembra Aya. “Acho que por causa do inglês ter sido minha primeira língua, eu sempre escutei muita música internacional.”
Desde pequena, Aya já mostrava um talento natural para as palavras, escrevendo poemas que mais tarde se transformariam em canções. Foi aos sete anos que um pastor da igreja onde frequentava a ensinou alguns acordes no violão. “Depois disso, não parei mais,” conta ela, relembrando como foi aprendendo a tocar de forma autodidata, aprimorando suas habilidades ao longo dos anos.
Durante o período em que cursava a faculdade de Direito, Aya começou a compor com mais frequência, dividindo seu tempo entre os estudos e a música. “Eu me apaixonei pelo sertanejo, com a verdade do povo nas letras, das histórias, da forma de viver,” explica. E foi durante a pandemia que seu talento como compositora foi finalmente descoberto. “A dupla Matheus e Kauan gravou ‘Próximas Ficadas’, e Luan Santana gravou duas canções: ‘Errou no Time’ e ‘Procura-se‘.”
Aya ainda se emociona ao relembrar a primeira vez que ouviu uma de suas canções interpretadas por Luan Santana. “Foi surreal! Eu lembro como se fosse hoje, no dia da gravação do Luan Santana, Luan City 1, quando ele gravou ‘Errou no Time’. A música já estava na ponta da língua dos fãs. Eu me arrepiei da cabeça aos pés.” Para ela, ver suas palavras ganharem vida através da voz de artistas que admira foi um momento inesquecível. “Foi uma das experiências mais lindas que já vivi. Das que fazem cada sacrifício valer a pena.“
Agora, Aya está trilhando seu próprio caminho como cantora e compositora. Seu primeiro single, “Upgrade“, já está disponível nas plataformas de streaming e traz uma mensagem que promete mexer com muitas amizades por aí. “O processo de criação de ‘Upgrade’ foi muito rápido. É 100% baseada numa história real,” revela. “Estava me relacionando com uma pessoa que me enrolava e, como sempre escrevo sobre o que estou vivendo, achei que seria boa ideia transformar essa experiência em música.“
Aya descreve sua sonoridade como “uma roupagem pop,” uma fusão única das influências que acumulou ao longo da vida. “Eu busco sempre trazer as referências do pop na produção, mas quero que minhas letras conectem com o povo, do jeito que falo mesmo. Acho que a mágica das palavras é justamente se fazer entendido através delas.”
E para os fãs que aguardam o clipe de “Upgrade”, Aya promete algo especial. “Tentamos trazer uma atmosfera um pouco de ‘Stranger Things’, porque é a minha série favorita, gravamos num galpão, com plano sequência e manequins, para passar bem a vibe do que é mesmo.”
Quando perguntada sobre quem escolheria para dar um “upgrade” em uma amizade, Aya não hesita: “Eu sou completamente apaixonada pelo Justin Bieber, então num mundo hipotético, com certeza ele. Sempre amei as músicas dele e ele parece ser muito gente boa.“