Conheça Tiago Nacarato, artista português que vem ao Brasil em abril

Após viralizar no Brasil com o vídeo de sua audição para o programa “The Voice Portugal”, em 2017, o cantor Tiago Nacarato, natural de Porto, virou uma sensação no país tupiniquim. Assista a rendição da canção “Onde Anda Você”, de Vinícius de Moraes e Toquinho, por Tiago:

Filho de brasileiros, o cantor chamou atenção dos técnicos e público, por seu sotaque diferente e completamente abrasileirado. Apesar de ter sido eliminado no top 8, da 5ª temporada do reality musical, o talento e carisma do cantor renderam a ele um contrato com a Universal Music Portugal.

Em 2018, Tiago fez uma turnê no Brasil com quatro paradas – Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) – esgotando todas as sessões marcadas. No ano seguinte, lançou seu álbum de estreia, “Lugar Comum”, e passou por diversos festivais importantes na Terra de seus pais.

O jovem que foi abraçado pelos brasileiros, retornaria ao país em 2021, mas seus planos mudaram por causa da pandemia do COVID-19. Ainda no ano de 2021, Tiago lamentou a alteração nas datas de seus shows pelo Brasil, mas também aproveitou para compartilhar a nova agenda.

Em sua publicação, Nacarato afirmou que sente saudades de seu público brasileiro, mas que reuniria um repertório especial.
Com diversos lançamentos programados para o ano de 2022, Tiago não esperou o primeiro mês do ano acabar para lançar a faixa “Matriz”, sua mais nova música de trabalho. Ouça e baixe aqui: https://open.spotify.com/track/1HV8VUSkiUciDZwlK19BMg?si=235ca624f8344340 .

No mês de sua visita, o artista dará continuidade em seus lançamentos.

Datas e locais de shows:
14/04 – Teatro Sesc Centro | Goiânia, GO
20/04 – Teatro Claro | Rio de Janeiro, RJ
27/04 – Teatro Claro | São Paulo, SP
28/04 – Teatro Iguatemi | Campinas, SP
30/04 – Teatro do Centro Cultural Unimed | Belo Horizonte, MG

BIOGRAFIA
Tiago Nacarato é um dos cantautores mais completos e coerentes da música portuguesa atual, a quem se vaticina uma longa e sólida carreira. Filho de pais brasileiros, nasceu no Porto num contexto familiar musical e a isso se deve a influência que a linguagem da música popular brasileira e da bossa nova têm na sua identidade.

Aos 18 anos Tiago Nacarato decidiu investir na sua educação musical, inscrevendo-se na escola de música Valentim de Carvalho onde teve aulas de canto, guitarra, treino auditivo, teoria musical e combo. Durante esse período surgiram as primeiras oportunidades, sendo que um dos marcos mais importantes vem na sequência de um convite de Pedro Cardoso (Peixe dos Ornatos Violeta), seu professor na altura, para integrar uma orquestra de guitarras e baixos eléctricos, projeto esse que pisou palcos como Serralves em Festa, Hard Club ou Casa da Música.

O regresso às raízes brasileiras acontece uns anos depois quando se junta à Orquestra Bamba Social como vocalista, um projeto que reúne músicos luso-brasileiros residentes no Porto e que presta tributo a vários clássicos da música brasileira, recriando-os e acrescentando novas sonoridades.

Desde 2018 que Tiago Nacarato apresenta o seu projeto a solo em palco, tendo passado por inúmeras salas emblemáticas como o Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a sala Suggia, no Porto, ou o Convento São Francisco, em Coimbra. No final desse ano estreou-se ainda no Brasil, onde atuou para salas esgotadas e com direito a sessão dupla em São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Belo Horizonte.

“Lugar Comum”, o disco de estreia editado em Outubro de 2019, levou-o novamente aos concertos no Brasil e trouxe-o de volta para atuar nos palcos de alguns dos maiores festivais nacionais, como o MEO Marés Vivas, NOS Alive ou Festival F.

Em fevereiro de 2020 participou como compositor no Festival RTP da Canção, com o tema “Passe-Partout”, interpretado por Bárbara Tinoco. Este é apenas um exemplo das parcerias em que o encontramos – só para o seu disco de estreia convidou nomes como Ana Bacalhau, Salvador Sobral, Paulo Novaes ou Paulinho Moska – e recentemente, já em 2021, editou o single “Areia Fina” com Fran e participou em “Vejo-te Aqui”, música  de Irma.

Para Tiago Nacarato a música só faz sentido se chegar ao público, ao dele e ao dos outros. Neste contexto, durante a pandemia surgiu o projecto “Casulo”, em que se assume como curador e que ajuda a promover o trabalho de 7 artistas, através de 7 episódios e de 7 concertos na sua cidade, o Porto. Tiago Nacarato é um artista bem alinhado com o seu tempo, o da colaboração.

%d blogueiros gostam disto: