A banda Daparte lançou na última semana ”Calma’, quarto single dos que antecedem o segundo álbum. João Pedro Ferreira, vocalista da banda e compositor da música, fala sobre como a mensagem da música é múltipla em momentos e significados: ”Eu escrevi essa música em 2019, e na época eu queria falar sobre essa fase de saída da adolescência e entrada na vida adulta, a crescente de responsabilidade, cada vez coisas mais sérias acontecendo e eu sentindo que todo mundo tava na minha frente enquanto eu vivia um dia de cada vez. Mesmo a música tendo sido escrita no ano passado e em outro contexto, sentimos que a mensagem encaixou muito bem pra esse momento de pandemia, afinal, é sobre em meio aos desafios, ”dançar no precipício”, olhar um lado bom e tirar o positivo, se você levar as coisas com calma”.
”Calma” não se destaca só na música, e vem também com um clipe mais carregado em conceito, emoção e introspecção que os dos outros singles, amarrando tudo, da composição a melodia ao clipe, em um lançamento que causa uma sensação muito pessoal e também todo um acolhimento e identificação em torno disso.
”O clipe completa muito bem a música em imagens, cores, significados. Ele foi gravado por um grande amigo da banda, o Greco, e o protagonista é o pai dele, uma pessoa que admiramos artística e pessoalmente há muito tempo. Esse cenário nos obriga a olhar pro que tem envolta de nós com atenção, e fazer o clipe dessa música com pessoas que sempre me transmitiram isso foi muito bonito e pertinente”, pontua o vocalista.
O lançamento da música foi feito também pensando em uma arte democrática, a de tornar tudo acessível para pessoas surdas. Essa iniciativa veio de uma conversa que o João teve com o Instituto Dom Quixote, ao participar de uma live do projeto. Foi percebida a necessidade de tornar a música inclusiva para a comunidade surda e o quão pouco isso é feito.
”Como a música transmite uma mensagem empática e de união, achamos que fez todo o sentido levar isso também para outras esferas, como a da deficiência” comenta João. Portanto, desde as artes de divulgação até o clipe em si; todos tiveram legendas inclusivas e interpretações em libra nos materiais audiovisuais. Veio da banda a iniciativa de ser inclusiva e pensar, principalmente em tempos de pandemia, uma arte para todas.
”Calma” é mais uma faixa que estará no segundo álbum da banda, que é revelação da nova música brasileira. A Daparte coleciona em pouco tempo de estrada, mais de 3 milhões de plays no seu álbum de estreia, Charles (2018), nas plataformas de streaming, e nove videoclipes lançados, já contando com os quatro mais recentes que são de singles do próximo álbum da banda. Formada por cinco amigos em Belo Horizonte (Juliano Alvarenga, João Ferreira, Bernardo Cipriano, Túlio Lima e Daniel Crase), vem conquistando uma robusta base de fãs em todo o Brasil. O grupo já se apresentou em grandes casas como KM de Vantagens Hall, Tom Brasil, Espaço das Américas, além de festivais como Planeta Brasil, Sarará e Breve. Recentemente foi aposta da Rádio Globo e participou do programa Altas Horas.
Assista: