Sem resultados
Ver todos os resultados
Caderno Pop
  • Página Inicial
    • Sobre o Caderno Pop
    • Fale com a gente
  • Música
    • Música
    • Clipes e Audiovisuais
    • Festivais
    • Shows
  • Cinema/Filmes
  • Séries
  • Entrevistas
  • Streaming
  • Marcas
  • Guias e Agenda
  • Página Inicial
    • Sobre o Caderno Pop
    • Fale com a gente
  • Música
    • Música
    • Clipes e Audiovisuais
    • Festivais
    • Shows
  • Cinema/Filmes
  • Séries
  • Entrevistas
  • Streaming
  • Marcas
  • Guias e Agenda
Sem resultados
Ver todos os resultados
Caderno Pop
Sem resultados
Ver todos os resultados

Exposição de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca abre para visitação no Sesc Avenida Paulista

Texto: Ygor Monroe
7 de fevereiro de 2025
em Artes, Mostras

“Espelho do Poder” é o título da exposição concebida como um show audiovisual pela dupla de artistas Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, especialmente para o Sesc Avenida Paulista. Com curadoria geral de Clarissa Diniz e curadoria de acessibilidade e coordenação do projeto educativo pelo coletivo alingua, a mostra reflete sobre as políticas do olhar e as práticas de espelhamento presentes nos filmes “Swinguerra” (2019) e “One Hundred Steps (Cem Degraus)” (2020).

Veja as principais estreias no streaming em fevereiro

Os filmes serão exibidos como um espetáculo, no qual o público será conduzido pela voz da mestra de cerimônias Indra Haretrava, que comenta as obras da dupla, seus contextos e métodos. Com recursos de audiodescrição, legendagem e videolibras, “Espelho do Poder” estará aberto para visitação de 20 de fevereiro a 3 de agosto de 2025, no Sesc Avenida Paulista (5º andar).

Wagner e de Burca são reconhecidos por seus filmes experimentais que investigam manifestações artísticas não hegemônicas. Suas obras audiovisuais, concebidas como ambientes e instalações, utilizam a música como fio condutor de narrativas híbridas que transitam entre documentário e ficção, explorando práticas culturais como o brega, funk, gospel, hip-hop e agitprop.

Elemento central de sua metodologia é a colaboração. Em seus filmes, os protagonistas não apenas atuam, mas também elaboram e reencenam suas próprias formas de representação diante da câmera. Essa abordagem colaborativa amplia o campo de representação cultural e questiona a relação tradicional entre artista e sujeito retratado.

Sobre esse processo, a curadora Clarissa Diniz destaca: “Encarando a lente da câmera como espelho, reflexivamente, cada participante agencia sua própria recriação como personagem e integra a roteirização dos filmes em diálogo com Wagner & de Burca. Um método de trabalho que instiga trocas entre os artistas e as perspectivas poético-políticas que a criação coletiva dos filmes faz aproximar”.

Ainda sobre o movimento colaborativo, a equipe do coletivo alingua enfatiza que seu procedimento envolve o reconhecimento das especificidades das exposições para o desenvolvimento de projetos educativos e de acessibilidade estética. Nessa interseção, os limites entre essas dimensões se diluem, formando um todo coeso.

A exposição conta com direção de arte e projeto expográfico de Juliana Godoy, iluminação de Anna Turra, design do Estúdio Margem, trilha sonora de Carlos Sá e dramaturgia de João Turchi.

Serviço

Endereço: Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo
Telefone: (11) 3170-0800
Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m


Visitação: 20 de fevereiro a 3 de agosto de 2025.

  • Terça a sexta: 10h às 21h30
  • Sábados: 10h às 19h30
  • Domingos e feriados: 10h às 18h30
    Agendamento para grupos: expo.avenidapaulista@sescsp.org.br
    Local: Arte I (5º andar) Mezanino I (6º andar)
    Recursos de acessibilidade: audiodescrição, legendas, mesa tátil, piso podotátil, vídeo libras
    Entrada gratuita | Classificação indicativa: 12 anos

Fique por dentro das novidades das maiores marcas do mundo! Acesse nosso site Marca Pop e descubra as tendências em primeira mão.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Temas: Bárbara WagnerBenjamin de BurcaEspelho do Poder

Conteúdo Relacionado

Cinema/Filmes

Lista: 10 filmes imperdíveis na Mostra de Cinema de São Paulo 2025

Texto: Ygor Monroe
6 de outubro de 2025
Ação Social

São Paulo recebe Art for Pets com esculturas de cães e gatos em espaços públicos a partir de outubro

Texto: Eduardo Fonseca
14 de outubro de 2025
Cinema/Filmes

“Sirât”, vencedor em Cannes, abre a 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Texto: Ygor Monroe
18 de setembro de 2025
Cinema/Filmes

49ª Mostra de SP apresenta “Bugonia”, novo filme do diretor Yorgos Lanthimos

Texto: Ygor Monroe
8 de setembro de 2025
Masp abre até meia-noite com horários gratuitos na última semana de Monet
Artes

Masp abre até meia-noite com horários gratuitos na última semana de Monet

Texto: Ygor Monroe
1 de setembro de 2025
Artes

“Andy Warhol: Pop Art!” se despede de São Paulo no dia 31 de agosto

Texto: Ygor Monroe
21 de agosto de 2025
Farol Santander São Paulo recebe exposição inédita e interativa sobre a arte popular brasileira | Foto: Cadu Pilloto
Artes

Farol Santander São Paulo recebe exposição inédita e interativa sobre a arte popular brasileira

Texto: Ygor Monroe
21 de agosto de 2025

© 2022 Caderno Pop - Layout by @gabenaste.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Página Inicial
    • Sobre o Caderno Pop
    • Fale com a gente
  • Música
    • Música
    • Clipes e Audiovisuais
    • Festivais
    • Shows
  • Cinema/Filmes
  • Séries
  • Entrevistas
  • Streaming
  • Marcas
  • Guias e Agenda

© 2022 Caderno Pop - Layout by @gabenaste.

%d