“Espelho do Poder” é o título da exposição concebida como um show audiovisual pela dupla de artistas Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, especialmente para o Sesc Avenida Paulista. Com curadoria geral de Clarissa Diniz e curadoria de acessibilidade e coordenação do projeto educativo pelo coletivo alingua, a mostra reflete sobre as políticas do olhar e as práticas de espelhamento presentes nos filmes “Swinguerra” (2019) e “One Hundred Steps (Cem Degraus)” (2020).
Veja as principais estreias no streaming em fevereiro

Os filmes serão exibidos como um espetáculo, no qual o público será conduzido pela voz da mestra de cerimônias Indra Haretrava, que comenta as obras da dupla, seus contextos e métodos. Com recursos de audiodescrição, legendagem e videolibras, “Espelho do Poder” estará aberto para visitação de 20 de fevereiro a 3 de agosto de 2025, no Sesc Avenida Paulista (5º andar).
Wagner e de Burca são reconhecidos por seus filmes experimentais que investigam manifestações artísticas não hegemônicas. Suas obras audiovisuais, concebidas como ambientes e instalações, utilizam a música como fio condutor de narrativas híbridas que transitam entre documentário e ficção, explorando práticas culturais como o brega, funk, gospel, hip-hop e agitprop.
Elemento central de sua metodologia é a colaboração. Em seus filmes, os protagonistas não apenas atuam, mas também elaboram e reencenam suas próprias formas de representação diante da câmera. Essa abordagem colaborativa amplia o campo de representação cultural e questiona a relação tradicional entre artista e sujeito retratado.
Sobre esse processo, a curadora Clarissa Diniz destaca: “Encarando a lente da câmera como espelho, reflexivamente, cada participante agencia sua própria recriação como personagem e integra a roteirização dos filmes em diálogo com Wagner & de Burca. Um método de trabalho que instiga trocas entre os artistas e as perspectivas poético-políticas que a criação coletiva dos filmes faz aproximar”.
Ainda sobre o movimento colaborativo, a equipe do coletivo alingua enfatiza que seu procedimento envolve o reconhecimento das especificidades das exposições para o desenvolvimento de projetos educativos e de acessibilidade estética. Nessa interseção, os limites entre essas dimensões se diluem, formando um todo coeso.
A exposição conta com direção de arte e projeto expográfico de Juliana Godoy, iluminação de Anna Turra, design do Estúdio Margem, trilha sonora de Carlos Sá e dramaturgia de João Turchi.
Serviço
Endereço: Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo
Telefone: (11) 3170-0800
Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m
Visitação: 20 de fevereiro a 3 de agosto de 2025.
- Terça a sexta: 10h às 21h30
- Sábados: 10h às 19h30
- Domingos e feriados: 10h às 18h30
Agendamento para grupos: expo.avenidapaulista@sescsp.org.br
Local: Arte I (5º andar) Mezanino I (6º andar)
Recursos de acessibilidade: audiodescrição, legendas, mesa tátil, piso podotátil, vídeo libras
Entrada gratuita | Classificação indicativa: 12 anos
Fique por dentro das novidades das maiores marcas do mundo! Acesse nosso site Marca Pop e descubra as tendências em primeira mão.