A 26ª edição do Festival do Rio, patrocinado pela Shell através da Lei de Incentivo à Cultura, será realizada de 3 a 13 de outubro em um novo local: o Armazém da Utopia, no Cais do Porto do Rio de Janeiro. O espaço, que passou por uma recente reforma, conta com cinco mil metros quadrados e está situado próximo a importantes pontos turísticos, como o Museu do Amanhã, o AquaRio e o Museu de Arte do Rio, além de ser acessível via VLT.
Durante 11 dias, o festival reunirá centenas de profissionais do audiovisual, incluindo diretores, produtores, executivos de estúdios e plataformas, artistas, criadores, e influenciadores digitais. O local também contará com o credenciamento, o Centro de Imprensa, eventos sociais e o RioMarket, que oferece palestras, seminários e rodadas de negócios voltados ao desenvolvimento da indústria audiovisual. Além disso, o RioMarket Jovem promoverá workshops voltados para jovens interessados no setor.
A programação do Festival do Rio inclui a já tradicional “Première Brasil“, mostra competitiva que premia os melhores filmes nacionais com o Troféu Redentor. Também serão exibidos grandes sucessos internacionais no panorama mundial, além de mostras temáticas que incluem clássicos restaurados e filmes com temática LGBTQIAPN+, que concorrem ao Prêmio Felix.
O circuito de exibição contará com mais de 20 espaços pela cidade, como as salas do Estação NET, o Kinoplex São Luiz e o Cine Odeon na Cinelândia, que mais uma vez será o palco das noites de gala. Outra novidade é a inclusão das salas recém-reformadas do Circuito da Prefeitura do Rio, como o Cine Carioca Penha, Cine Carioca Nova Brasília e o Ponto Cine Guadalupe, com preços promocionais e foco nos públicos jovem e família.
O festival segue com o compromisso de promover a inclusão, ampliando a exibição de conteúdos acessíveis em todas as linguagens. Além disso, o Programa Geração trará oficinas, palestras e mostras de filmes voltados para jovens e educadores, incluindo o Video Forum, que aceita inscrições de curtas-metragens realizados por crianças e adolescentes até 23 de agosto.
O Festival do Rio conta, pelo terceiro ano consecutivo, com o patrocínio do Ministério da Cultura e da Shell Brasil. “A parceria com o Festival do Rio reflete uma das nossas maiores motivações para investirmos no setor cultural: o fato de acreditarmos na cultura como vetor de transformação da sociedade”, afirma Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da Shell Brasil. A Prefeitura do Rio de Janeiro, através da RioFilme, também apoia o evento.
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