O matinal jornalístico Jornal da Manhã, líder de audiência na rádio, chega agora à TV paga. A iniciativa, inédita no segmento do audiovisual brasileiro, é resultado de uma parceria entre o canal History, do Grupo A+E Networks, e o Grupo Jovem Pan. A partir de 3 de agosto, os assinantes do canal pago poderão assistir na TV e em tempo real à programação da rádio, de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h.
O History acredita que a multiplicidade de pontos de vista na hora de contar a história – do mundo ou País – ajuda a audiência a formar opiniões próprias, independentes. Esta, segundo o gerente geral do Grupo A+E Networks, Raul Costa Jr., tem sido uma das razões de crescimento da audiência e do aumento do público engajado nas plataformas da marca History nos últimos anos.
Ao somar o noticiário à grade de programação do canal de TV paga, pesou a oportunidade de agregar à pauta a parte da história que está sendo feita hoje e a disposição dos dois conglomerados de comunicação em unir públicos com interesses comuns em diferentes plataformas.
“A história que transforma o mundo também é a que fazemos no dia a dia. Ao nos dedicarmos a contar essas histórias não poderíamos deixar de considerar o hoje, que assim como as histórias passadas, vão nos ajudar a entender o futuro. Acreditamos que essa parceria representa um ganho para todos, mas principalmente para as audiências das duas marcas, que passam a ter mais opções de conteúdo e plataforma”, ressalta Costa Jr.
A diversidade na programação é outro ponto alto para o History, que soma ao entretenimento e aos documentários uma grade de jornalismo, agregando valor com uma experiência 360° para seus assinantes. “O jornalismo é um dos três gêneros preferidos pelo público do History, e ter o Jornal da Manhã em nossa grade reforça a proposta do canal, de que história não é coisa para ficar trancada em sala de aula”, diz Costa Jr.
Com a chegada ao canal History, o Jornal da Manhã soma à sua base mais de 14 milhões de domicílios com acesso ao conteúdo. Para Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho (Tutinha), presidente da Jovem Pan, a parceria vem ao encontro dos interesses da convergência digital da rádio, presente no YouTube e que em 2020 lançou seu streaming, o Panflix, reunindo ouvintes e espectadores em diferentes plataformas. “Queremos ampliar o alcance da programação em um esforço contínuo de inovações e parcerias”, acrescenta.