A Pandora Filmes marcará presença no Festival do Rio 2024 com a exibição de treze títulos inéditos no Rio de Janeiro, sendo que quatro deles estão concorrendo a vagas na categoria de “Melhor Filme Internacional” do Oscar 2025. A distribuidora apresentará obras de diversas partes do mundo, reforçando sua missão de levar ao público brasileiro produções relevantes e aclamadas pelo circuito internacional.
Entre os filmes em destaque estão “Rainhas”, representante da Suíça e que esteve no Festival de Sundance 2024; “Memórias de um Corpo Ardente”, vencedor do Prêmio do Público na mostra Panorama no Festival de Berlim e escolhido como representante da Costa Rica; “Encontro com o Ditador”, exibido na Première do Festival de Cannes e candidato pelo Camboja; e “Caminho da Vida”, longa do Nepal que concorreu ao Urso de Ouro no Festival de Berlim 2024.
Os filmes são inéditos em território fluminense, tendo sido exibidos anteriormente apenas em São Paulo, durante o Festival Filmes Incríveis, promovido pelo Grupo Belas Artes em agosto deste ano. Além dos candidatos ao Oscar, a Pandora Filmes também trará duas estreias nacionais: “Aventuras de uma Francesa na Coreia do Sul”, o mais recente trabalho do diretor sul-coreano Hong Sang-soo, e “Os Sonhos de Pepe”, documentário que explora a vida e o legado de Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai.
Destaques da programação e os candidatos ao Oscar
“Rainhas” – Dirigido por Klaudia Reynicke-Candeloro, o filme suíço retrata a jornada de duas irmãs no conturbado Peru dos anos 1990, onde precisam lidar com a complexidade das relações familiares e o desejo de deixar o país.
“Memórias de um Corpo Ardente” – Representando a Costa Rica, o longa explora de maneira poética a sexualidade e a identidade de três mulheres maduras, revisitando memórias e desejos. O filme foi aclamado no Festival de Berlim e recebeu o Prêmio do Público na mostra Panorama.
“Encontro com o Ditador” – Retrata a tentativa de jornalistas franceses de entrevistar Pol Pot, líder do regime Khmer Vermelho. O filme aborda a desilusão dos jornalistas ao confrontar a realidade brutal do regime. A direção é de Rithy Panh, conhecido por seu trabalho “A Imagem que Falta” (2013).
“Caminho da Vida” – Indicado ao Urso de Ouro de Melhor Filme no Festival de Berlim, o longa do Nepal segue a trajetória de Pema, que enfrenta a suspeita e as pressões sociais durante a ausência do marido. É o segundo longa-metragem do diretor Min Bahadur Bham, cujo trabalho anterior, “Nas Estradas do Nepal” (2015), foi o filme nepalês de maior bilheteria no exterior.
Confira a programação completa do festival clicando aqui.