Nos dias 20 e 21 de agosto, o cantor e sanfoneiro Waldonys, também piloto de acrobacias aéreas e paraquedista com mais de 7 mil horas de voo, viverá momentos intensos ao unir suas duas maiores paixões: música e aviação. Durante esses dois dias, Waldonys estará na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), para gravar o remake da canção “Sonho de Ícaro“, cuja primeira versão do clipe, feita há 17 anos, marcou sua carreira.
As filmagens já começam na madrugada de terça-feira (20), às 4h30, capturando o amanhecer e seguirão ao longo dos dois dias. Waldonys, junto com os pilotos do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, participará de voos que farão parte da nova produção. O clipe está sendo dirigido por Pedro Brasil, o mesmo diretor da versão original, e contará com uma equipe de 17 pessoas de São Paulo e Fortaleza.
Entre os membros da equipe, destaca-se o fotógrafo Ricardo Beccari, especialista em fotografia de aviação, com quase quatro décadas de experiência. Beccari começou sua carreira no fotojornalismo e, em 1989, montou seu primeiro estúdio em São Paulo, onde passou a se especializar em fotos publicitárias e de aviação. Seu trabalho é amplamente reconhecido em publicações especializadas e exposições, além de ter fotos publicadas em livros como “Na Trilha da ‘Fumaça'” e “Brasil Visto de Cima”.
Para Waldonys, esses dias serão repletos de emoção. Ele expressa grande felicidade em poder voltar à Esquadrilha da Fumaça após 17 anos, agora com aeronaves mais modernas e um novo macacão de voo feito especialmente para a ocasião. Para ele, essa é uma oportunidade única de aproximar a arte da aviação ao público através da música.
Uma das principais diferenças no novo clipe será a aeronave utilizada. Na versão anterior, Waldonys voou no Embraer T-27 Tucano. Agora, o voo será realizado no Embraer AT-29 Super Tucano, uma aeronave mais potente e moderna, que tem sido um sucesso de vendas com mais de 260 unidades fabricadas e utilizadas por mais de 15 forças aéreas ao redor do mundo. As manobras que compõem as exibições da Esquadrilha da Fumaça também evoluíram, e essa evolução será apresentada no novo clipe.
O lançamento oficial do clipe acontecerá em setembro, durante a turnê de aniversário de Waldonys, que celebra seus 52 anos.
Assista aqui a versão original de “Sonho de Ícaro”, com Waldonys, gravada em 2007:
Confira também: Nattan consolida seu DNA artístico com o lançamento de projeto ao vivo