Susano Correia lança exposição “À Melancolia” em São Paulo

Viralizado nas redes sociais com suas obras que transcendem a individualidade e traduzem sentimentos profundos presentes em todos aqueles seres humanos que desejam olhar para si, o artista visual Susano Correia estreia em São Paulo com a exposição “À Melancolia”, na galeria Objectos do Olhar (R. Augusta, 837), gratuita e que acontece entre os dias 5 de março e 5 de abril. Na mostra, aproximadamente 80 obras divididas entre pinturas a óleo, desenhos, gravuras e esculturas, aproximam o público do artista que inspira seus mais de 400 mil seguidores no instagram. A curadoria fica por conta do próprio Susano e também de Roberto Klaumann.

“Acredito que, de modo geral, cada obra tem sua mensagem. Mas sempre foco na relação do sujeito com ele mesmo. Questões psicológicas e existenciais. Essas são questões que unem o trabalho de modo geral. Problemas que a maioria das pessoas têm em comum. Questões de vida, morte, solidão, amor, saudade, perda”, reflete Susano sobre a exposição que traz pinturas de tinta a óleo sobre telas e desenhos de grafite sobre papel. “No meu processo de criação, costumo associar os processos da arte e da vida. Como eu trabalho questões existenciais, sempre tento refletir sobre o cotidiano. Costumo dizer que coloco armadilhas, sempre deixo uma arapuca armada para ideias, para insights que a vida me apresenta”, complementa.

Entre seus marcos, além do número orgânico nas redes, já realizou exposições nos principais museus de Santa Catarina, foi contemplado em importantes editais, e também é considerado um dos artistas que mais teve obras suas tatuadas em diversos corpos brasileiros. Com referências em diversos movimentos das artes visuais, Susano também busca inspiração na literatura, psicanálise e filosofia, entre eles nomes como Nietzsche e Dostoiévski. A música também é fonte de criatividade para ele, principalmente a MPB. É inspirado pela obstinada busca por perfeição de João Gilberto, e a maneira como experiência artística e popularidade são trabalhadas no som dos Novos Baianos.

Com formação e licenciatura em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Susano Correia busca educar pela arte. Com grande inspiração em Paulo Freire, o artista tem como objetivo ser didático e que as pessoas consigam se identificar e acessar a mensagem de suas obras. “Busco que minhas obras sejam vistas por todas as vias. Já tenho cinco livros publicados, já fiz diversas exposições e desde sempre faço publicações também na internet – desde os tempos de blogs em 2008. Trabalho com significantes universais e acessíveis”, comenta ele que traz para a exposição sua série de obras que começaram a ser realizadas desde 2015.

Serviço
Exposição “À Melancolia” de Susano Correia
Data: 5 de março (abertura) a 5 de abril, de terça a domingo
Horário: 11h às 20h
Local: Galeria Objectos do Olhar (Rua Augusta, 837)
Gratuito
https://www.susanocorreia.com.br/

%d blogueiros gostam disto: