O YouTube anunciou nesta semana uma lista global de projetos originais dedicados a amplificar as vozes negras, dando continuidade ao compromisso da plataforma de celebrar um amplo e diversificado conjunto de perspectivas. Os novos projetos foram viabilizados por um fundo de US $100 milhões anunciado em junho pela CEO da plataforma, Susan Wojcicki. Batizado de Fundo Vozes Negras do YouTube, vai trazer produções como uma série de documentários da ativista Patrisse Cullors, co-fundadora do Black Lives Matter.
“O YouTube está empenhado em destacar histórias baseadas na comunidade e nos problemas que pessoas negras e de outras comunidades marginalizadas enfrentam todos os dias”, diz Susanne Daniels, chefe global de conteúdo original do YouTube Originals. “Agora, mais do que nunca, é essencial que nós possamos desenvolver, dar suporte e visibilidade para conteúdo criado por e para a comunidade negra”, completa.
“Raça nunca foi um problema simples, especialmente no Brasil, e os eventos ao longo dos últimos meses abriram portas de diálogo e ação”, diz Bibiana Leite, Diretora de Desenvolvimento de Parcerias de Conteúdo do YouTube e líder do programa #YouTubeBlack no Brasil. “Em todo o YouTube, temos uma tremenda oportunidade e responsabilidade de contribuir com essas conversas sobre justiça racial de uma forma significativa. Por meio do fundo e de outras iniciativas, continuamos o importante trabalho de amplificar as vozes negras, tornando o YouTube um lugar melhor para criadores negros, educando as pessoas sobre diversidade e centrando os negros como protagonistas de suas próprias histórias”.
O Fundo Vozes Negras do YouTube será dedicado a amplificar e desenvolver as vozes de criadores e artistas negros e suas histórias. Nos próximos três anos, esse fundo global será usado para adquirir e produzir programação do YouTube Originals e apoiar diretamente criadores e artistas negros, inclusive no Brasil, para ajudá-los a prosperar no YouTube.
Confira os novos YouTube Originals viabilizados com recursos do Fundo:
● Resist – Estreia em outubro de 2020
Série documental de 12 episódios, retrata o trabalho e os desafios de organizações que lutam contra um projeto de US$ 3.5 bilhões da cidade de Los Angeles para expansão carcerária e examina questões como o policiamento excessivo de bairros negros e pardos, encarceramento em massa, entre outros temas sensiveis. É um olhar emocionado sobre as motivações e lutas diárias do movimento local, apresentando histórias incrivelmente inspiradoras, como a de Patrisse Cullors (cofundadora do Black Lives Matter) e outros.
● HBCU Homecoming 2020: Meet Me On The Yard – Livestream, estreia em 24 de outubro
Com as HBCUs (Faculdades e Universidades Historicamente Negras) em todo o país cancelando seus homecomings anuais devido à pandemia global, o YouTube em parceria com Jesse Collins Entertainment e Live Nation Urban levará a comemoração para o mundo virtual. A transmissão de duas horas será preenchida com tradições que marcam o começo do ano letivo nos Estados Unidos e vai levantar fundos para instituições de ensino negras. Performances, shows, bandas marciais, alunos e ex-alunos representando o legado das HBCUs farão parte da programação.
● Testemunhe, tome uma atitude – Parte dois (título provisório) – Livestream, estreia em dezembro de 2020
Após o sucesso do primeiro especial “Testemunhe, tome uma atitude”, que foi o primeiro projeto do YouTube Originals proveniente do Fundo Vozes Negras do YouTube, esta sequência vai inspirarnovamente a comunidade global da plataforma agir pela justiça racial unindo criadores do YouTube, figuras públicas e vozes influentes.
● Jantar com a Família Onyx – Estreia no início de 2021
Junte-se à Família Onyx (+6 milhões de inscritos somados) para uma conversa à mesa do jantar que você gostaria que sua família tivesse! Esta nova série Kids & Families reúne essa família multigeracional para muita diversão e conversas abertas sobre a vida e o que está acontecendo no mundo. Os convidados do jantar semanal ampliam a conversa com diferentes perspectivas, histórias instigantes e percepções valiosas.
● Barbershop Medicine (título provisório) – Estreia em 2021
Em Barbershop Medicine o objetivo do YouTube é colocar o “público” de volta na Saúde Pública, explorando o impacto que raça e status socioeconômico têm na saúde e na longevidade. A barbearia há muito tempo se tornou central para a dinâmica de muitas comunidades negras, como mostra o ensaio clínico de redução da pressão arterial que proporcionou educação e atendimento em barbearias. Com base neste conceito de medicina comunitária, o especial reunirá músicos, médicos renomados, criadores e membros da comunidade em uma barbearia histórica para discutir as preocupações de saúde mais urgentes da atualidade e aumentar a conscientização – de vacinas a diabetes, de câncer a saúde mental e muito mais.