A combinação de seriados e música nos últimos anos tem produzido experiências memoráveis e impulsionado canções ao estrelato ou a um renascimento inesperado. Séries de TV são uma ferramenta poderosa para a redescoberta de músicas clássicas e a promoção de músicas novas. Várias séries icônicas ilustram esse fenômeno. A seguir, examinamos cinco das músicas que mais se destacaram em séries:
“Running Up That Hill (A Deal with God)” – Kate Bush em “Stranger Things”
Os irmãos Duffer criaram a série de ficção científica e terror “Stranger Things”, que foi lançada pela Netflix em 2016. A série começou rapidamente ganhou um grande número de fãs devido à sua narrativa profunda, personagens apaixonantes e forte reminiscência dos anos 80. A música “Running Up That Hill (A Deal with God)” de Kate Bush, lançada pela primeira vez em 1985, teve um impacto significativo na quarta temporada. Uma das cenas mais emocionantes e importantes da temporada utilizou a canção com impacto. A personagem Max Mayfield, interpretado por Sadie Sink, foi o protagonista. Além de proporcionar uma experiência inesquecível, o uso da música ajudou a popularizar a música e atrair novos ouvintes e subindo nas paradas musicais ao redor do mundo.
“Don’t Stop Believin'” – Journey em “The Sopranos”
O drama criminal “The Sopranos” foi criado por David Chase e exibido pela HBO de 1999 a 2007. A série, protagonizada por James Gandolfini, mostra a vida de Tony Soprano, um mafioso, e como ele concilia sua vida familiar com o crime organizado. A música “Don’t Stop Believin‘” do Journey, lançada em 1981, é tocada durante a cena final no restaurante no episódio final da série, exibido em 2007. Isso criou um dos momentos mais marcantes e discutidos da televisão. A escolha da música aumentou significativamente os downloads e streams, reavivando o interesse pela banda e pela canção.
“Hallelujah” – Jeff Buckley em “The O.C.”
“The O.C.” foi uma série de drama para adolescentes criada por Josh Schwartz e transmitida pela Fox de 2003 a 2007. A série se concentra nas vidas de um grupo de adolescentes em Orange County, Califórnia, e suas famílias ricas. Na primeira temporada, a versão de Jeff Buckley de “Hallelujah“, originalmente composta por Leonard Cohen, é usada em um momento emocionalmente carregado quando a personagem Marissa Cooper, interpretada por Mischa Barton, passa por uma crise. A exibição da música na série ajudou a estabelecê-la como um hino para cenas dramáticas, aumentando sua popularidade.
“Bad Reputation” – Joan Jett em “Freaks and Geeks”
“Freaks and Geeks” foi uma série de comédia dramática produzida por Judd Apatow e criada por Paul Feig. Foi exibido pela NBC entre 1999 e 2000. A série deixou um legado duradouro embora tenha durado apenas uma temporada, pois retratou uma adolescência real dos anos 80. O tema de abertura da série foi a música “Bad Reputation“, de Joan Jett, lançada em 1980. A escolha da música encapsulava o espírito rebelde dos personagens e ajudou a introduzir a série a um novo público.
“Carry On Wayward Son” – Kansas em “Supernatural”
“Supernatural” é um seriado de terror criado por Eric Kripke que foi transmitido pela The CW de 2005 a 2020. Os irmãos Winchester, Sam e Dean, interpretados por Jared Padalecki e Jensen Ackles, são retratados na série enquanto procuram fantasmas, monstros e outras criaturas sobrenaturais. A música emblemática da série, “Carry On Wayward Son“, da banda Kansas, lançada em 1976, foi usada em todos os finais de temporada durante os resumos dos episódios anteriores. A canção se tornou uma parte essencial da série e tornou a banda conhecida por uma nova geração de fãs.