Um dos principais representantes da música urbana atual, Vulgo FK apresentou na última sexta-feira (14) seu projeto de estreia pela Som Livre: “Perdas & Ganhos”. O sucesso foi tão grande que das 15 faixas, 14 entraram nos charts do Spotify Brasil no lançamento do álbum – com destaque para “Ballena”, música de trabalho que atualmente está na 5ª posição do ranking. Foram mais de 10 milhões de plays em dois dias, com 14 tracks no Top 200. O feito se estende também para o território internacional: o disco debutou em 3º lugar na classificação Global da plataforma de áudios, enquanto “Ballena” ocupa a 9ª posição entre as estreias de toda a plataforma. O rapper emplacou ainda três audiovisuais do novo projeto entre os vídeos em alta do YouTube: o videoclipe de “Ballena” – que está em #1 lugar – e os visualizers das faixas “Celine” e “2023”.
O conceito do primeiro álbum de estúdio do artista – que também faz parte do cast da produtora GR6 – explora as duas faces da moeda de sua vida em 15 faixas. Nomes de peso como Djonga, Veigh, Kayblack, Poze do Rodo, Borges, Teto, BUDAH e MC PH foram convidados para fazer parte do trabalho. O disco traz a esperada track “Ballena”, hit que viralizou nas redes sociais antes mesmo de seu lançamento oficial.
Com masterização assinada por Wall – presente no recente sucesso do EP “Contradições”, de Kayblack -, “Perdas & Ganhos” é um dos álbuns mais esperados da cena. Dividido em dois temas como seu título, seis músicas chegam com uma estética mais melancólica e introspectiva – referente às perdas -, enquanto as outras nove ilustram os ganhos, com sonoridades mais animadas e mensagens que exaltam momentos de felicidade e curtição.
Mais do que uma proposta de equilíbrio e reflexão, “Perdas & Ganhos” funciona como um registro da história pessoal e profissional do rapper. Momentos difíceis como as mortes de seu irmão e de MC Kevin, grande amigo e responsável por descobrir o talento de FK, fazem parte das composições. Episódios como o rompimento do seu tendão de aquiles – fato acontecido em dois anos seguidos, 2021 e 2022, e coincidentemente na mesma data, 17 de dezembro -, ocasionando o seu afastamento dos palcos por meses, também foram inspirações para escrever mensagens de superação.
“Perdas & Ganhos” tem um apelo muito pessoal, ele conta sobre problemas que aconteceram direta e indiretamente na minha vida. E acredito que tudo na minha vida é assim, eu preciso perder pra depois ganhar, e ser grato, valorizar a perda para também saber dar valor aos ganhos, levantar e continuar quantas vezes for preciso”, diz o artista.
Vulgo FK – nome artístico inspirado pelo de batismo, Filype Kaique – vive o melhor momento da carreira. Além de uma agenda de shows lotada, ele ostenta quatro músicas no Top 200 do Spotify Brasil e fez recentes colaborações em álbuns de Ludmilla, Kayblack e Poze do Rodo. Sobre as expectativas para o lançamento, FK comenta: “Esse é meu primeiro álbum oficial, e reunir esse time dos sonhos é muito bom. ‘Perdas & Ganhos’ é isso, acreditar que se hoje não está bom, amanhã vai melhorar. A expectativa é a melhor possível, espero que o público goste, tudo foi feito com muito carinho.”