A banda Angra, uma das mais importantes do metal mundial, comemora 10 anos do lançamento de seu sétimo álbum de estúdio, “Aqua”. Para celebrar, o álbum está sendo remixado e remasterizado pelo produtor brasileiro radicado em Los Angeles, Adair Daufembach. O primeiro single da nova mixagem é “The Rage Of The Waters”” que já está disponível no canal oficial no YouTube da banda. Em breve ele também estará disponível nos serviços de streaming.
“Aqua foi inspirado na comédia A Tempestade, de William Shakespeare”, explica o guitarrista e um dos fundadores da banda, Rafael Bittencourt. “A história se passa em uma ilha e a água representa as emoções e as transformações nas vidas dos personagens. Acho o álbum muito atual e pertinente, pois neste ano as pessoas se viram ilhadas, confinadas, com suas rotinas reviradas, confusas e numa turbulência de emoções. Em meio à fúria das águas e das transformações, está uma mensagem de esperança e aprendizado que pode inspirar a todos nesta hora”, finaliza.
Para o baixista Felipe Andreoli, “Aqua é um disco determinante para o Angra no sentido de que ele definiu vários caminhos importantes que a banda veio a tomar depois de seu lançamento. Eu realmente adoro as composições, mas nunca deixei de imaginar como elas soariam com um som mais pesado e atual. Assim veio a vontade de revisitar o álbum neste aniversário de 10 anos e aproveitar a oportunidade para dar a ele uma roupagem mais moderna e que valorize cada uma das músicas.”
Gravado entre fevereiro e julho/2010 no Norcal Studios em São Paulo e Estúdio Merry Fox, em Helsinki (Finlândia), “Aqua” foi produzido pela própria banda e teve dois singles lançados: “Arising Thunder” e “Lease of Life”. O álbum gira em torno da peça “A Tempestade” de William Shakespeare, que conta a história de Próspero, um aristocrata que detém poderes sobrenaturais e que foi exilado em uma ilha por desavenças políticas. Lá ele provoca um naufrágio e traz seus inimigos para junto dele para, assim, executar sua vingança.
Em agosto de 2010 a banda iniciou a “Aqua World Tour”, que começou pelo Brasil e passou pelo Japão, Estados Unidos, Taiwan, Itália, Chile, entre outros países.
Além de ser referência musical por seus interlúdios sinfônicos, instrumental altamente técnico e pela alquimia do metal com elementos regionais brasileiros, o Angra é um grande exemplo de versatilidade no meio musical. Formada pelos amigos Andre Matos e Rafael Bittencourt, a formação atual conta com cinco integrantes: Fabio Lione (vocal), Rafael Bittencourt (guitarra), Felipe Andreoli (baixo), Bruno Valverde (bateria) e Marcelo Barbosa (guitarra).
Desde o primeiro álbum, o consagrado “Angels Cry” (1993) até o mais recente, “ØMNI” (2018), a banda já se apresentou em cinco continentes: América do Sul, América Central, América do Norte, Europa, Ásia e Oceania, onde acumula fãs desde os anos 90.
São mais de 6 milhões de álbuns vendidos, nove turnês mundiais, centenas de prêmios, participações em alguns dos maiores festivais de música do mundo como Rock in Rio, Monsters of Rock, Gods of Metal (Itália), Sweden Rock (Suécia) e trabalhos com importantes nomes da música mundial como Sepultura, Tarja Turunen, Milton Nascimento. Kai Hansen (Gamma Ray e ex-Helloween), Hansi Kürsch (Blind Guardian), Sabine Edelsbacher (Edenbridge), entre muitos outros.