O projeto musical nobandnobrand, do artista Bernardo Liz, lançou uma nova mixtape inédita intitulada “half my trials”. Com 18 faixas, a mixtape foi lançada de forma totalmente independente no Bandcamp, em março. A obra é composta por demos originais de músicas escritas anos atrás. “Na época, eu descartava quase tudo que escrevia. Consegui recuperar poucas músicas. Elas são simples, algumas meros rascunhos. Mas são puro sentimento, e eu achei que não deveriam passar a eternidade sem sair da gaveta”, explica o artista. O lançamento será acompanhado por uma série de vídeos promocionais que serão postados previamente nas redes sociais do artista.
Este novo trabalho vem após um primeiro ano de muito sucesso para nobandnobrand, que lançou um EP intitulado “Last Midnight Tea” em julho de 2022. O EP é um lançamento do selo outrahorarec e foi produzido durante a pandemia, momento de isolamento social, o que colaborou para uma sonoridade bedroom pop e pc music com influências de artistas como Charli XCX, King Princess e Daft Punk. A produção foi realizada em parceria com Nick Mendes, e apresenta dois singles, “Memento” e “Last Bonus Track”, que ganharam videoclipes.
Além disso, nobandnobrand tem forte presença digital, entregando aos seus seguidores newsletters mensais e mostrando o processo de criação de perto em seu TikTok. O artista também realizou seu primeiro show em Porto Alegre durante um evento promovido pelo selo outrahorarec e é colaborador frequente da designer americana Sabrina Sommer, responsável pelas artes das capas de todos os seus lançamentos. Em novembro de 2022, nbnb lançou um remix de “Memento” feito por Glitch Gum, nome em ascensão no hyperpop internacional. E, no fim de 2022, o artista lançou um single natalino em parceria com geovanna fleur, intitulado “That’s Just What You Asked Me to Do (Christmas Cowboy Version)”.
O artista cita a influência de artistas como Taylor Swift e Clairo na motivação por trás da mixtape. “Passei algumas semanas vidrado em relíquias que estavam no Bandcamp da Clairo. Dá para ver que é algo muito cru, e pensei muito em como gostaria de ter lançado essas músicas na época em que eu escrevi elas”. Taylor Swift e suas regravações também encorajaram o projeto: “Muitas das músicas que Taylor lançou com a tag ‘From The Vault’, são músicas antigas que alguns fãs já conheciam, e hoje foram reaproveitadas porque já tinham sido, de uma forma ou outra, apresentadas.
Também cita a influência do conterrâneo Yoñlu, que dividiu todas suas músicas, prontas ou não, antes de partir. “Eu prefiro dividir algo simples, que pode tocar alguém, do que esconder tudo que não está 100% produzido. Por isso, esse formato de mixtape no Bandcamp: obviamente se trata de um compilado de demos, nada profissionais, mas é uma oportunidade das pessoas conhecerem mais sobre mim e sobre minha história.”
Com um novo EP e sua primeira turnê previstos para 2023, nobandnobrand promete continuar expandindo a sonoridade do bedroom pop para além das quatro paredes e conquistar cada vez mais fãs com sua música autêntica e emocional. Não deixe de conferir a nova mixtape “half my trials” no Bandcamp a partir do dia 21 de março.