Com a estreia de “O Riso e a Faca”, uma coprodução entre Brasil, Romênia, França e Portugal, o 78º Festival de Cannes recebeu um dos filmes mais comentados da mostra Un Certain Regard. Dirigido pelo cineasta português Pedro Pinho, o longa conquistou a crítica internacional com sua abordagem estética e narrativa de forte teor político.
“Perfect Strangers”: Tom Speight fala sobre evolução artística e carinho pelo Brasil

Na trama Sérgio viaja para uma metrópole da África Ocidental, onde atua como engenheiro ambiental em uma ONG responsável pela construção de uma estrada entre o deserto e a selva. Nesse cenário, envolve-se com dois moradores locais, Diára e Gui. A relação entre eles, marcada por desequilíbrios, se torna o único refúgio de Sérgio diante da solidão e das tensões do contexto neocolonial em que se insere.
A recepção da imprensa foi amplamente positiva. Confira alguns trechos de críticas internacionais após a primeira exibição do filme:
- Le Monde descreveu O Riso e a Faca como “uma das propostas mais entusiasmantes vistas este ano na Croisette”.
- Libération classificou o longa como “uma espécie de obra-prima louca”.
- O C7nema destacou a dimensão do projeto: “uma saga de proporções épicas por diferentes continentes e por uma língua de errância”.
- Em resenha publicada pela ICS Film, a produção foi comparada ao trabalho de Lucrecia Martel: “O Riso e a Faca é visualmente impressionante, filmado em um formato muito amplo que frequentemente faz os ambientes externos parecerem hostis a Sérgio e aos demais.”
- Para o In Review Online, Pedro Pinho é “um cineasta paciente, perceptivo e generoso — nenhum personagem é indigno de desenvolvimento ou compaixão”.
- O Screen Daily ressaltou o trabalho de montagem — assinado por Pinho e outros três colaboradores — como responsável por “uma história humana envolvente, repleta de subcorrentes sociopolíticas e históricas”.
- O site Journey Into Cinema declarou: “Esta é uma obra monumental. Deveria ter participado da competição principal.”
- Já o Film New Europe avaliou o filme como “uma narrativa impressionante, assim como uma odisseia visual que explora relações e dinâmicas complexas em uma comunidade de imigrantes”.
Com coprodução brasileira da Bubbles Projects e distribuição pela Vitrine Filmes, “O Riso e a Faca” tem estreia nacional prevista para os próximos meses.
Fique por dentro das novidades das maiores marcas do mundo! Acesse nosso site Marca Pop e descubra as tendências em primeira mão.