Pegue um fone de ouvido e viaje no som de “Everyday Life”, novo álbum do Coldplay

O Coldplay lança nesta sexta-feira o álbum duplo “Everyday Life” (16 faixas/52 minutos/Warner Music), que já chega com uma gigantesca estratégia de divulgação: dois shows ao vivo na Jordânia, sendo um no nascer do Sol e outro no pôr do Sol. Foram quatro anos à espera de um novo disco.

As ações para divulgar o novo material começaram com imagens em preto e branco em vários lugares do mundo, datando uma foto de 22 de novembro, mas de 1919. Isso já dava pistas de que uma coisa bem diferente estaria por vir.

E “Everyday Life” pode ser um banho de água fria em quem esperava um álbum cheio de músicas dançantes, comerciais ou com refrães que grudam na cabeça. E o disco é bem diferente disso. A banda apostou a única música que se encaixa mais no perfil costumeiro do Coldplay para lançar como primeiro single, que foi “Orphans”.

“Everyday Life” é uma mistura de músicas cantadas e instrumentais, que representam um Coldplay experimental. Tem só voz e violão, sons de rua, barulho de vento, frase em espanhol, coro… enfim, não falta sonoridade. E também, como em toda obra da banda, tem um apelo social, como na faixa “Everyday Life”: “Como é possível que eu veja você como meu irmão, não como meu inimigo?” e “Guns”: “Todas as crianças fazem pistolas com os dedos e os polegares / O julgamento deste tribunal é que precisamos de mais armas. Pare!”.

A banda anunciou que não pretende fazer turnê do álbum… e não é mesmo um álbum para tal. Ouça com um bom fone de ouvido ou em uma estrada e se deixe viajar com o som. Vai valer a pena!

Veja os shows transmitidos nesta sexta diretamente da Jordânia:

%d blogueiros gostam disto: