O artista Childish Gambino lançou seu sexto álbum de estúdio, “Bando Stone and The New World“, trazendo uma experiência sonora rica e multifacetada. Este álbum, anunciado como o último sob o pseudônimo que o consagrou, marca um ponto culminante na carreira de Gambino, explorando uma ampla gama de estilos e influências que definiram seu trabalho ao longo dos anos.

O álbum começa com “Hearts Are Meant To Fly“, coescrita por Amaarae, uma faixa que mergulha no hip-hop eletrônico com uma textura glitch única. Essa abertura prepara o terreno para “Lithonia“, uma verdadeira explosão de rock psicodélico que evolui em um hino operático. A seguir, “Survive” exibe as habilidades vocais de Gambino em uma canção de verão vibrante e melodiosa.
“Steps Beach” apresenta uma colaboração etérea com Steve Lacy e Fousheé, transportando o ouvinte em uma paisagem sonora cheia de complexidades. Fousheé retorna em “Running Around“, uma incursão no pop punk alternativo, mostrando a capacidade de Gambino de transitar entre gêneros com maestria. “Talk My Shit“, com a participação de Flo Milli, destaca suas habilidades vocais afiadas.
A diversidade sonora de “Bando Stone and The New World” é impressionante. Em “Dadvocate” o cantor oferece um passeio pelo blues, folk e até country, enquanto “Got To Be” e “Real Love” misturam electro pop, dance e rap. “Yoshinoya” impressiona com rimas ousadas, antes de levar à colaboração com Yeat em “Cruisin‘”. A produção de Max Martin em “A Place Where Love Goes” une todos esses elementos em uma faixa coesa e poderosa.
Gambino iniciou a divulgação do álbum no início do verão, com a estreia do trailer cinematográfico de “Bando Stone and The New World” no BET Awards 2024. Sua performance no tributo ao Lifetime Achievement de Usher, onde apresentou uma versão de “U Don’t Have To Call“, aumentou ainda mais a expectativa.
Criticamente, Gambino é frequentemente descrito como um “pau para toda obra, mestre de nenhum“, mas “Bando Stone and The New World” desafia essa afirmação. A suavidade de “Steps Beach“, o rock alternativo de “Lithonia“, o R&B africano de “In The Night“, e a psicodelia de “No Excuses” e “Happy Survival” demonstram uma versatilidade e uma profundidade que poucos artistas conseguem alcançar.
A consistência do álbum, tanto em qualidade quanto em vibe, é notável. A densa paisagem sonora, evocando uma floresta mágica, é um tema recorrente que une as faixas e reflete a visão cinematográfica de Gambino. Essa coesão é ainda mais apreciada em escutas repetidas, onde novas camadas e texturas se revelam, enriquecendo a experiência auditiva.
Cada álbum de Gambino após o consagrado “Camp” criou seu próprio mundo, e “Bando Stone and The New World” não é exceção. A solidão de “Because the Internet“, a profundidade de “Awaken, My Love!” e o apocalipse algorítmico de “3.15.20” encontram eco neste novo trabalho. Gambino sintetiza todas essas influências em uma paleta única, criando um novo mundo sonoro que é tanto uma continuação quanto uma evolução de sua obra.
Em seu quase inevitável fim, o disco “Bando Stone and The New World” é um álbum poderoso, marcando o fim de uma era para um dos rappers mais influentes da historia. Com este trabalho, Donald Glover solidifica sua posição como uma força indomável na evolução musical, fechando um capítulo com a grandiosidade e inovação que sempre definiram sua carreira.

Favoritas do Caderno Pop:
Lithonia
Real Love
Davocate
Sobre o disco:
Lançamento: 19 de julho de 2024.
Gravadora: Sony Music Entertainment, RCA Records & mcDJ Recording
Compositores: Amaarae, Brittney Orinda, Childish Gambino, Chlöe, Dahi, Ely Rise, Flo Milli, Fousheé, Harry Wayne Casey, Jayla Darden, Joe Raposo, Jordan Brown, Jorja Smith, Juan Contreras, Keith Flint, Keith Palmer, Khruangbin, Kurtis McKenzie, Kwudi, Liam Howlett, Ludwig Göransson, Luke, Maxim Reality, Max Martin, Michael Uzowuru, Oscar Holter, Rick Finch, Riley Mackin, ROBOTSCOTT, Sir Dylan, Steve G. Lover, Steve Lacy, Tierra Whack, Tyler Johnson, Vanessa D. Wood & Yeat.
Produtores: Caroline Whitaker, Childish Gambino, Dahi, Khruangbin, Kurtis McKenzie, Ludwig Göransson, Max Martin, Michael Uzowuru, Oscar Holter, Riley Mackin, Sir Dylan, Steve Lacy, Triangle Park & Tyler Johnson
Duração: 1h
Faixas: H3@RT$ W3RE M3@NT T0 F7¥ feat. Amaarae, Lithonia, Survive feat. Chlöe, Steps Beach, Talk My Shit feat. Amaarae & Flo Milli, Got To Be, Real Love, In The Night feat. Jorja Smith & Amaarae, Yoshinoya, Can You Feel Me feat. Legend, No Excuses, Cruisin’ feat. Yeat, We Are God, Running Around feat. Foushee, Dadvocate, Happy Survival by Khruangbin, A Place Where Love Goes
Nota Final: 100/100
Comments 1