Sem resultados
Ver todos os resultados
Caderno Pop
Ruas da Glória
  • Página Inicial
    • Sobre o Caderno Pop
    • Fale com a gente
  • Música
    • Música
    • Clipes e Audiovisuais
    • Festivais
    • Shows
  • Cinemas/Filmes
  • Séries
  • Entrevistas
  • Streaming
  • Marcas
  • Guias e Agenda
  • Página Inicial
    • Sobre o Caderno Pop
    • Fale com a gente
  • Música
    • Música
    • Clipes e Audiovisuais
    • Festivais
    • Shows
  • Cinemas/Filmes
  • Séries
  • Entrevistas
  • Streaming
  • Marcas
  • Guias e Agenda
Sem resultados
Ver todos os resultados
Caderno Pop
Sem resultados
Ver todos os resultados

Paraense AQNO lança o breggae “Desaglomerô”, uma mistura do brega do Pará com o reggae do Maranhão

Texto: Eduardo Fonseca
26 de agosto de 2021
em Clipes e Audiovisuais, Música

Diego Aquino, aka AQNO, artista do sudeste do Pará – da cidade de Marabá – lança, dia 27 de agosto, “Desaglomerô”, uma mistura do brega paraense com o reggae maranhense. A música, que apresenta adição de alguns elementos de beats eletrônicos e que chega acompanhada de videoclipe, foi composta pelo artista durante o isolamento social e é um convite para dançar junto, trazendo uma atmosfera de esperança pelos reencontros.

AQNO explora a identidade musical do lugar onde nasceu artisticamente e reafirma a pluralidade da cultura brasileira: “Marabá é um lugar completamente atravessado pela relação entre Pará e Maranhão e fizemos em Desaglomerô um casamento intuitivo de dois gêneros populares desses estados. Posso citar como referência artistas clássicos do brega paraense, como Wanderley Andrade, Banda Calypso e Companhia do Calypso e do reggae maranhense, como a banda Reprise”, conta. A letra, por sua vez, reflete as inquietações emocionais e pessoais do artista, tão características de muitos de nós em isolamento social frente ao caos político e sanitário.

Já o videoclipe figura bem o estado da composição. Filmado em locações da capital maranhense com uma equipe reduzida devido aos protocolos de segurança, o clipe conta, por meio de uma história ficcional, como momentos caóticos podem nos transformar definitivamente: “Com referência em obras de sci-fi dos anos 70 e 80, apareço como um terráqueo em estado de solidão, caos e isolamento, atravessado por uma interferência extraterrestre na programação da TV, vinda de Saturno. Ignoro a tentativa de comunicação, mas o episódio me afeta e me coloca num estado gradual de mutação à medida em que me relaciono com o ambiente de isolamento, acessando diversos sentimentos, como ansiedade, revolta, delírio, apatia, loucura e carência, até enfim chegar ao estado final, caótico e fantástico da mutação”, descreve. O roteiro foi criado por AQNO em parceria com Sunday James e a produção executiva é de Luane Machado e Marco Martins.

As inspirações para o filme passeiam por outras expressões estéticas e culturais, entre elas, as mitologias greco-romana, egípcia e indiana; o teatro da Bauhaus; as performances da banda brasileira Secos e Molhados e ainda o videoclipe de Carmensita da banda Devendra Banhart.

“Desaglomerô” antecede o lançamento do primeiro álbum de AQNO, “O Retorno de Saturno” – temática que se conecta ao roteiro do videoclipe. Previsto para setembro, o projeto traz em sua musicalidade algo que o artista chama de “Pop-Amazônico-Psicodélico”, uma mistura de musicalidade amazônica, beats eletrônicos e referências musicais que o inspiram.

O single contou com um trio de metais formado por Derkian Monteiro no trombone, Sarah Byancci no saxofone e Thalysson Nicolas no trompete e foi produzida pelo multi-instrumentista Sandoval Filho, que executou guitarra, contrabaixo, teclado e programações em geral.

Atualizado em 26 de agosto com o videoclipe:

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Conteúdo Relacionado

Música

Parcerias entre Brasil e Colômbia reposicionam o pop latino no mercado global

Texto: Eduardo Fonseca
10 de abril de 2026
Lançamentos da semana: Lady Gaga, Anitta com Shakira, Silva e mais
Destaques

Lançamentos da semana: Lady Gaga e Doechii, Anitta com Shakira, Silva e mais

Texto: Ju
10 de abril de 2026
Música

Deezer promove aula gratuita de dança do ventre com hits de Shakira em Ipanema

Texto: Eduardo Fonseca
10 de abril de 2026
Clipes e Audiovisuais

Gica grava “Avisa Quem Duvidou” na Fundição Progresso com participações especiais

Texto: Eduardo Fonseca
9 de abril de 2026
Foto: Divulgação
Música

Após “The Voice Brasil”, duo Rosalu lança o novo single “Dia Amanheceu”

Texto: Ju
9 de abril de 2026
Música

Guilherme Arantes recebe Medalha UBC em noite de homenagens em SP

Texto: Eduardo Fonseca
8 de abril de 2026
Música

Luísa Sonza discute processo criativo de “Brutal Paraíso” e rejeita foco em tendências

Texto: Ygor Monroe
7 de abril de 2026

© 2022 Caderno Pop - Layout by @gabenaste.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Página Inicial
    • Sobre o Caderno Pop
    • Fale com a gente
  • Música
    • Música
    • Clipes e Audiovisuais
    • Festivais
    • Shows
  • Cinemas/Filmes
  • Séries
  • Entrevistas
  • Streaming
  • Marcas
  • Guias e Agenda

© 2022 Caderno Pop - Layout by @gabenaste.

%d