Você sabia que respiração, o barulho de tesouras cortando objetos e sussurros são os três sons mais populares de ASMR*? A Deezer entrevistou 12 mil pessoas ao redor do mundo para explorarem suas percepções sobre ASMR e descobriu que as preferências por alguns tipos de sons podem ser diversas e baseadas em fatores como idade, gênero e nacionalidade. E mais: a experiência de formigamento que as pessoas sentem ao ouvir vozes suaves e sons sutis vem diretamente da resposta do meridiano sensorial autônomo no nosso cérebro.
O estudo descobriu que ASMR tem cada vez mais se popularizado no mundo todo, com 63% dos entrevistados revelando que consomem esse tipo de conteúdo. A maior razão das pessoas amarem esse “formigamento cerebral” é para reduzir o stress (37%) ou por conforto (35%). Mais de um quarto dos respondentes ouvem ASMR para dormir, enquanto 21% ouve para melhorar o humor. A geração Z foi a única faixa etária que escolheu “entretenimento” como o maior motivo para consumir ASMR.
E as sensações causadas por ASMR não são as mesmas para todos, enquanto 25% não têm nenhuma reação física ou emocional, uma porcentagem similar de pessoas se sentem mais calmos e relaxados (24%). Pessoas que escutam ASMR também disseram sentir arrepios (11%) ou formigamento (14%). Incrivelmente, as sensações que o ASMR despertam nas pessoas podem persistir até 5 minutos depois que o conteúdo acaba.
“Sentir-se relaxado ao ouvir alguém respirando suave ou sussurrando significa que aquela presença próxima e virtual te traz algum tipo de conforto. ASMR pode trazer sentimentos de segurança, proximidade e conexão pessoal”, comenta o Dr. Craig Richard, o fundador da ASMRUniversity.com.
As percepções sobre ASMR mudam de país para país. No Brasil, a principal percepção avaliada foi “prazerosa” (29%), já no México foi “intrigante” (20%). Na Alemanha e nos Estados Unidos, os entrevistados escolheram “estranho” como principal percepção (18% e 14% respectivamente), enquanto no Reino Unido e na Irlanda, eles consideraram ASMR “irritante” (20%). Já os franceses consideraram não ter nenhum sentimento sobre o conteúdo de ASMR (19%). Ironicamente, o francês foi o sotaque preferido para o conteúdo de ASMR (21%). Os entrevistados também preferem vozes femininas (45%) a vozes masculinas (18%). Quase um terço (30%) não tem preferência por gênero.
Apesar de todas essas avaliações positivas sobre esse gênero, não são todos que se sentem “zen” ao escutá-lo. Ao ouvir ASMR, 19% se sentiram incomodados ou irritados. Os Baby Boomers (nascidos entre 1945 e 1964) foram os mais propensos a ficarem irritados ao ouvir ASMR (28%), enquanto a Geração Z (nascidos entre 1990 até o início do ano 2010) foi a menos provável (15%).
Uma pequena porcentagem de entrevistados que já consumiram ASMR anteriormente (4%) disseram que “odeiam”. Outros 5% sentiram que “não amaram”, enquanto 31% se sentiram “neutros”. Então, para aqueles que não gostam, é melhor evitar ouvir barulhos de mastigação (53%) e ruídos na boca (43%). Eles foram votados como os ruídos mais desagradáveis para ASMR!
“Os dados confirmam que as pessoas têm uma variedade de respostas e preferências para o conteúdo ASMR. Os gatilhos e as respostas do ASMR são semelhantes aos da oxitocina, geralmente chamada de hormônio do amor. As pessoas podem simplesmente ter diferenças genéticas que influenciam sua resposta à oxitocina. Mesmo fatores como a idade podem ter um impacto. É possível que uma resposta positiva do ASMR desapareça à medida que envelhecemos. Também é possível que os jovens sejam mais propensos a ser introduzidos positivamente ao conteúdo ASMR”, comenta o Dr. Craig Richard.
O estudo também mostra que, daqueles que já consumiram conteúdo de ASMR antes, 14% não são capazes de experimentar qualquer reação física ou emocional ao conteúdo. No entanto, um quarto (25%) é capaz de experimentar uma reação em alguns segundos e outros 37% sentem algo em alguns minutos.
“É fascinante como todos respondem de maneira diferente ao ASMR. O que antes era considerado uma comunidade nichada está agora se tornando mais popular. Quer você ame, odeie ou simplesmente seja ambivalente – vale a pena explorar para ver se há um gatilho certo para você. É por isso que mal posso esperar que nossos fãs experimentem algumas de suas músicas favoritas como faixas do ASMR. Eu fico arrepiado só de pensar nisso” diz Alexander Holland, Diretor de Conteúdo e Produto da Deezer.
E não para por aí, a Deezer acaba de lançar um novo canal de ASMR, incluindo o projeto exclusivo: “ASMR Sessions”. Grandes cantores como Tom Jones, Alicia Keys, James Blunt, Ava Max e YUNGBLUD regravaram seus hits em formato de ASMR, cada artista com sua própria interpretação do gênero, com sons de respiração, sussurros e batidas marcantes. No canal, você ainda encontrará uma ampla variedade de conteúdo ASMR para atender quem já consome esse conteúdo e também para novos ouvintes, com curadoria do Editor de Humor de Deezer.
Ficou curioso para ouvir o ‘ASMR Sessions’? Clique aqui, dê play e ouça agora. Todas as músicas também estão disponíveis no 360 Reality Audio da Sony, para assinantes Deezer HiFi.
A tracklist inclui:
• Alicia Keys, vencedora de vários Grammys, apresentando uma versão vibrante de “Fallin” para ajudá-lo a se sentir calmo e relaxado
• James Blunt sussurrando suavemente o clássico “You’re Beautiful” com um fundo de sons calmantes da natureza
• A interpretação surpreendentemente suave da lenda Sir Tom Jones para “What’s New Pussycat” – 56 anos depois de seu lançamento;
• A estrela pop, Ava Max, levando a batida dançante de “Kings & Queens” para um clima de praia, cheia de ondas e vibrações.
• A versão intensa de “Parents” da estrela do rock YUNGBLUD, com batimentos cardíacos e gotas de água. Arrepios garantidos!
A Deezer também criou o questionário “Qual é o seu nível de ASMR?” para te ajudar a identificar o tipo de conteúdo de ASMR perfeito para você. Para deixar a experiência ainda mais imersiva, você receberá uma recomendação de qual faixa do “ASMR Sessions” é mais adequada para você. Será os suspiros de Tom Jones ou a respiração de Alicia Keys?
*Pesquisa realizada com mais de 12.000 pessoas no Brasil, França, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos e México.