Nova geração da música gospel cresce nos streamings na pandemia

Nova geração da música gospel cresce nos streamings na pandemia
Gabriela Rocha / Casa Worship / Julia Vitoria / Gabi Sampaio com Luciano Camargo

Letras que falam sobre Jesus, cruz e luz, em hinos pop de louvor para o público cristão, já não são a única realidade da música gospel no Brasil. Num país em que os evangélicos chegam a 40% de população (um universo de mais de 65 milhões de almas) o gospel se recicla e busca ampliar seu público. Um grupo que não parou de crescer no período da pandemia que assola o mundo.

Um mercado que movimenta cerca de R$ 2 bilhões por ano segundo levantamento da Associação de Empresas e Profissionais Evangélicos (Abrepe), virou alvo de atenção extra por parte das plataformas de streaming. O Spotify, por exemplo, reconhece que “o consumo de música gospel no streaming cresceu de maneira expressiva” na pandemia e, por isso, “tem investido cada dia mais no gênero, tendo agora uma equipe totalmente dedicada ao gospel”.

O mercado da música se abriu para a canção cristã. Com isso, muitos artistas estabelecidos do gospel conseguiram se reinventa neste período. O legal é que não houve rejeição de nenhum dos públicos.

Pelo que se vê da experiência de Gabriela Rocha, a cantora é um fenômeno que extrapolou o nicho. Com o maior canal de uma artista gospel do mundo, ela soma mais de 6,3 milhões de inscritos em seu canal do YouTube e um hit, “Lugar Secreto” (do álbum “Céu”, pela Oni Music). A música tornou-se a primeira canção gospel brasileira a ser conhecida mundialmente — soma mais 400 milhões de reproduções.

Esses resultados em “milhões” têm sido uma constante para outros jovens nomes da música gospel, como Isadora Pompeo, Júlia Vitória, Rebeca Carvalho, Isaías Saad, Casa Worship, Central 3 e Gabi Sampaio. E estimulou inclusive a atuação de coletivos de compositores e produtores — tendência que vem de vertentes com sucessos estrondosos, como o sertanejo. É o caso da Casa Worship.

Casa Worship
Formada no ano passado em Goiânia por Léo Brandão, Julliany Souza, Felipe Rodrigues, Kaio Passos e Baby Batera a banda lançou em fevereiro a música “A casa é sua”, que rapidamente viralizou no YouTube (hoje tem mais de 200 milhões de views). A canção passou semanas liderando a playlist “As 50 virais do Brasil” do Spotify e foi a primeira do segmento cristão a romper a barreira do ranking das 50 mais ouvidas do Spotify e da Deezer, graças a gestão formada por Diego Nascimento, Gledson Nunes e Rony Peterson a banda é considerada uma das principais do segmento gospel da América Latina.

Um detalhe ajuda a explicar o sucesso da banda: Leo Brandão, foi um dos autores de “Atrasadinha”, hit de Felipe Araújo e Ferrugem que foi a música mais tocada do Brasil no fim de 2018, além disso, a banda também aparece com frequência na playlist de nomes como Michel Teló, Carlinhos Maia, Hugo Gloss, Felipe Araújo, Matheus e Kauan, Cláudia Leite, Wesley Safadão, Roberto Firmino entre outros famosos.

Júlia Vitória
Quem acompanha o trabalho de Julia Vitória, com certeza, tem se emocionado a cada lançamento. Músicas como “Além do Rio Azul”, “Ele Vem / A Cidade Santa” e “Meu Abrigo”, trazem mensagem de socorro e alento aos corações, o projeto já soma milhões de plays nas virais do Spotify.
 
Em meio à pandemia, os cantores se reinventaram com shows em formato drive-in e as famosas lives. Juliano Son, por exemplo, idealizou o projeto “Juntos Pelo Sertão” nos dois formatos no Allianz Parque e convidou diversos artistas em prol desse povo. Julia Vitória e Gabriel Guedes interpretaram “A Benção” e surpreenderam a todos, que criaram muita expectativa para poder conferir uma canção autoral na voz deles.
 
Gabi Sampaio
O movimento “Worship” é o que mais cresce no segmento gospel mundial, a cantora Gabi Sampaio representa muito bem o estilo, Com uma trajetória profissional de apenas quatro anos, a contar do lançamento do EP “Ele” pela Sony Music, em 2017, a cantora gospel Gabi Sampaio, de 29 anos, soma centenas de milhões de acessos nas plataformas digitais.

O maior sucesso de Gabi, “Lindo És”, já ultrapassou 10 milhões de acessos no YouTube e no Spotify ultrapassa 15 milhões de streamings. O hit se tornou um elo para a construção de uma linda história na igreja brasileira, e tem sido cantada em várias versões em todo o mundo. Prova do sucesso de Gabi, Foi o convite de Luciano Camargo para o seu novo álbum gospel.

Composição de autoria de Yago Vidal, escrita no gênero conhecido como adoração, Espírito Santo foi a música escolhida para ser adicionada ao repertório do álbum religioso de Luciano em dueto do cantor com Gabi Sampaio.

%d blogueiros gostam disto: